Diariamente, nossas células estão expostas a agentes que têm o potencial de causar danos ao DNA. Dentre eles, podemos citar as radiações gama, os raios X, radiação UV (ultravioleta), os agentes químicos, cigarro e agentes infecciosos. Um sistema bastante complexo é capaz de detectar essas alterações no DNA e frear o avanço do ciclo e divisão celular. Participam desse processo de regulação muitas proteínas, enzimas e fatores de transcrição. Nesse contexto, analise o texto abaixo:
“Os danos ao DNA em G1 causam um aumento tanto na concentração como na atividade de uma proteína, chamada de _____________, um regulador da transcrição que ativa a transcrição de um gene que codifica uma proteína inibidora de ____________ chamada de p21”. (ALBERTS et al., 2017, p. 615)
ALBERTS, B. et al. Fundamentos da biologia celular. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.
Após análise, assinale a alternativa cujos termos completam as lacunas corretamente.
P53 e FAS.
FASL e CDK.
FAS e PRB.
CDK e PRB.
P53 e CDK.
Soluções para a tarefa
Respondido por
17
P53 e FAS.
Os danos ao DNA em G1 causam um aumento tanto na concentração como na atividade de uma proteína, compreendida como P53, uma proteína que irá desencadear a resposta de apoptose celular, ou seja, morte celular programada.
Esta enzima também será capaz de ativar a inibição da proteína FAS, responsável pela ativação da proteína P21, também relacionada com a supressão tumoral, um mecanismo de defesa.
Respondido por
29
Resposta: P53 e CDK.
Explicação:
O mecanismo que opera na transição G1-S, que impede que a célula replique o DNA danificado, é especialmente bem compreendido. Reveja como é regulada essa etapa do ciclo celular e, em seguida, tente novamente.
Perguntas interessantes