Diante essa temática, observe as armações a seguir. I- Na frase "Nós já fôramos para sorveteria, quando o sorveteiro passou em casa", o verbo ir tem as seguintes especicações - indicativo, primeira pessoa do plural e pretérito mais que perfeito. II- Na frase "O sorveteiro estava atrasado", o verbo estar tem com as seguintes especicações - indicativo, terceira pessoa do singular e pretérito perfeito. III- Na frase "Caso zeres o pedido ao sorveteiro, não esqueçam do meu", o verbo fazer tem as seguintes especicações - subjuntivo, segunda pessoa do plural e presente. IV- Na frase, "Espero que eles ponham meu sorvete favorito no cardápio", o verbo pôr tem as seguintes especicações - imperativo, terceira pessoa do plural, armativo. Fonte: LUFT, Celso Pedro. Moderna gramática brasileira. São Paulo: Globo Livros, 2002. É correto o que se arma em:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Resposta I e IV
Explicação:
A afirmação I está correta. O verbo ir, no indicativo, referece a primeira pessoa do plural e no tempo préterito mais que perfeito é conjugado " fôramos"
A afirmação IV está correta. O verbo pôr, com as seguintes especificações - imperativo, terceira pessoa do plural, afirmativo - é conjugado como "ponham".
Resposta:
I e IV, apenas.
Explicação:
A afirmação I está correta, pois o verbo ir, que está no indicativo, se refere a primeira pessoa do plural e no tempo pretérito mais que perfeito é conjugado como "fôramos".
A afirmação II está incorreta, uma vez que o verbo deveria estar conjugado como "esteve", que é terceira pessoa do singular e pretérito perfeito.
A afirmação III está incorreta, pois o verbo deveria estar flexionado como "façais", que refere-se a segunda pessoa do plural e no presente.
A afirmação IV está correta, porque o verbo pôr refere-se ao imperativo, terceira pessoa do plural e é conjugado como "ponham".