Diante do que fora visto em aula, relacione a corpolatria com o esporte de rendimento.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A corpolatria é uma cultura na qual o corpo é colocado como principal foco da vida do ser humano. É considerada um transtorno ou “patologia da modernidade”, caracterizada pela preocupação excessiva com a aparência física, nem sempre em busca de saúde, mas no sentido de embelezamento físico.
A pessoa que sofre com esse transtorno é classificada como corpólatra. Para ela, a imagem refletida no espelho nunca é o bastante, sendo incapaz de satisfazer-se com ela, acreditando sempre que pode e deve melhorar mais.
Nos dia atuais, a sociedade vive uma época onde a aparência tornou-se o principal foco da vida do ser humano. O culto excessivo ao corpo ou a corpolatria faz com que as pessoas tenham obsessão por um corpo idealizado pela mídia. Um corpo magro, torneado e sem gordura.
Os principais seguidores desse estereótipo desenvolvido pela mídia são as mulheres. Para os especialistas, um dos efeitos mais preocupantes causados pelo excesso da corpolatria são as ocorrências de alguns transtornos alimentares, a exemplo da anorexia e bulimia, que são os mais comuns.
Dentro do contexto epidemiológico, tais transtornos atingem 1% mulheres com idade entre 18 e 40 anos. Porém, as adolescentes são um grupo mais vulnerável para o desenvolvimento destes transtornos, bem como as pessoas obsessivas por dietas, com autoestima baixa e insegura.
Se por um lado há pessoas que se enxergam acima do peso, por outro existem pessoas obcecadas por um físico mais torneado. Para elas, a perfeição física está associada a uma estrutura baseada em músculos, com pouca pele e baixa porcentagem de gordura.
Diante disso, o objetivo de melhorar a performance física faz com que a maioria dos frequentadores de academia usem anabolizantes na busca por resultados mais rápidos. A maioria não tem nenhuma pretensão de participar de competições esportivas, somente ter o corpo “perfeito” ditado pela sociedade midiática.
Os especialistas em saúde afirmam que essa é uma prática muito perigosa, visto que os efeitos colaterais do uso inadequado de anabolizantes pode causar desde deformidades no corpo até levar uma pessoa a morte.