Ed. Técnica, perguntado por sensoraut, 1 ano atrás

Diante do proposto, as metodologias Creative Problem-Solving (CPS) e Teoria da Solução Inventiva de Problemas (TRIZ) surgem como propostas para disseminar a cultura da resolução de problemas por meio de métodos bem instituídos e com resultados e aplicações eficazes.Disserte sobre a importância do profissional capaz de resolver problemas nas empresas, inspirado pelas metodologias propostas, e explique cada um dos métodos. Indique quais são as premissas básicas nas quais os métodos são desenvolvidos e os passos tomados em busca de soluções criativas para os problemas do mundo moderno.

Soluções para a tarefa

Respondido por thaynnaba
16

A capacidade de resolução de problemas é fundamental para que a empresa possa prosperar de maneira segura na medida em que os problemas surgem de forma natural.

É importante que o profissional tenha em mente a forma de resolver esses problemas bem como a melhor forma de tomada de decisões para as diversas situações.

O papel do gestor, nesse caso, é o mais importante pois ele é responsável pela maioria das decisões.

espero ter ajudado!

Respondido por matheusgto
4

Resposta:

Em relação a um profissional resolvedor de problemas para uma empresa é realmente achar ouro no fim do arco - íris. Atualmente diante de tanta revolução tecnológica em meses ou anos a mão de obrar qualificada acaba ficando escassa.  

Pessoas tem que se atualizar constantemente para não ficar para trás. Empresas tem enfrentado dificuldades em se desenvolver ou até mesmo expandir seus negócios por muitas vezes não ter alguém qualificado para “liderar ou ajudar no percurso”.

Uma das ferramentas que as empresas podem estar usando para amenizar ou até mesmo aniquilar este problema é criando pesquisas e discutir em reuniões, e umas das ferramentas que podem estar sendo usada para estes fins é: O processo de resolução criativa de problemas - Creative Problem Solving (CPS).

Conhecido também como projeto Osborn – Parnes.

Diante desse método de CPS nenhuma ideia é ruim ou melhor que as outras todas são desenvolvidas e discutidas em grupos, pois no decorrer dessas “chuvas de ideias” achando alguém do grupo que uma ideia não se cabe neste momento, mas servirá, para mais tarde aprimorar ou até pra chegar no ápice do seu produto ou serviço que estão sendo discutidos.

Porem estamos falando de mão de obra qualificada tendo este profissional capacitado dentro da sua organização e ele sendo um resolvedor de problemas sabendo liderar nas frentes que são impostas a ele. E sabendo os princípios das fases do CPS que são:

Confusão (Mess-finding), Apuração dos fatos (Fact-finding), Localização de

problemas (Problem-finding), Busca de ideias (Idea-finding), Localização da

solução (Solution-finding) e Busca de aceitação (Acceptance-finding).

Conseguindo lidar com estes métodos extrair o máximo possível deles conseguirá obter sucesso no segmento que deseja resolver. E o método CPS se observamos bem é uma ferramenta que não podemos trabalhar sozinho mais sim expor nossas ideias em grupos ou até mesmo por pesquisas em “sites” para criar leques de insights e criando assim diversas maneiras de resolver ou melhorar um produto ou serviço.  

Outro método que resolve problema é a TRIZ: Teoria da Solução Inventiva de

Problemas (Também conhecida pelo seu acrônimo em inglês TIPS – Theory of

Inventive Problem Solving) foi proposta pelo autor russo Genrich Altshuller, com a

proposta de desenvolver uma teoria que define os padrões generalistas de

soluções inovadoras e as características semelhantes que soluções diferentes

precisaram solucionar. Esta metodologia ficou famosa, ao longo dos anos, por ser

associada à elaboração de diversas patentes de produtos inovadores

(ALTSHULLER, 1999; CARVALHO; BACK, 2001).

Tendo ela 40 princípios de estudos para resolução de problemas.  

Explicação:

espero ter ajudado. complemente com mais argumentos e henriqueça seu texto.

Perguntas interessantes