Português, perguntado por tiagoenosmesmooszxx8, 1 ano atrás



Diante do número de óbitos provocados pela gripe H1N1

– gripe suína – no Brasil, em 2009, o Ministro da Saúde

fez um pronunciamento público na TV e no rádio. Seu

objetivo era esclarecer a população e as autoridades

locais sobre a necessidade do adiamento do retorno às

aulas, em agosto, para que se evitassem a aglomeração

de pessoas e a propagação do vírus.


Fazendo uso da norma padrão da língua, que se pauta

pela correção gramatical, seria correto o Ministro ler, em

seu pronunciamento, o seguinte trecho:






a)
Diante da gravidade da situação e do risco de que nos expomos, há a necessidade de se evitar aglomerações de pessoas, para que se possa conter o avanço da epidemia.
 
b)
Diante da gravidade da situação e do risco a que nos expomos, há a necessidade de se evitarem aglomerações de pessoas, para que se possam conter o avanço da epidemia.
 
c)
Diante da gravidade da situação e do risco a que nos expomos, há a necessidade de se evitarem aglomerações de pessoas, para que se possa conter o avanço da epidemia.
 
d)
Diante da gravidade da situação e do risco os quais nos expomos, há a necessidade de se evitar aglomerações de pessoas, para que se possa conter o avanço da epidemia.
 
e)
Diante da gravidade da situação e do risco com que nos expomos, tem a necessidade de se evitarem aglomerações de pessoas, para que se possa conter o avanço da epidemia.

Soluções para a tarefa

Respondido por yasmim584
64
bom eu acho a letra c)))))))))
Respondido por makmorales
65

Alternativa C; com o uso da norma padrão da língua, diz-se que, diante da gravidade da situação e do risco a que nos expomos — "a que" é o termo correto em vez de "com que" ou "de que".

Já no trecho que diz que há a necessidade de se evitarem aglomerações de pessoas — o verbo "evitar"  está flexionado, tornando-se "evitarem" porque concorda com o sujeito "pessoas". O mesmo vale para o verbo "aglomerar".

No trecho final onde se justifica o período anterior, diz-se "para que se possa conter o avanço da epidemia" há a coesão e coerência com o trecho passado.

Confira a interpretação sobre o Editorial da Revista Meio Ambiente Industrial:

https://brainly.com.br/tarefa/11832475

Anexos:
Perguntas interessantes