História, perguntado por brunanicolle991, 5 meses atrás

Diante do fracasso da maioria das capitanias, o rei de Portugal decidiu centralizar a administração, criando, em 1548, o Governo-Geral. Parte do poder dos donatários passava para o governador-geral. Quanto ao primeiro governador geral responda:

a) Duarte da Costa, o primeiro governador, chegou sozinho e fundou no planalto de Piratininga, a cidade do Rio de Janeiro.

b) Mem de Sá guerreou contra grupos indígenas que resistiam aos portugueses. Por meio dessas guerras, conseguiu terra e escravos para os engenhos de cana-de-açúcar.

c) As capitanias deixaram de existir, e não foram subordinadas ao Governo-Geral, principal representante do rei de Portugal no Brasil.

d) Em março de 1549, chegou à Bahia o primeiro governador-geral, Tomé de Sousa, acompanhado de três auxiliares: o capitão-mor, o ouvidor-mor e o provedor-mor, responsáveis respectivamente pela defesa, justiça e finanças.​

Soluções para a tarefa

Respondido por gomesbitoneras
2

Resposta:

a resposta correta é a c)

Explicação: As capitanias deixaram de existir, e não foram subordinadas ao Governo-Geral, principal representante do rei de Portugal no Brasil

Perguntas interessantes