Diante do contexto nacional brasileiro referente à disciplina deMatemática, propõe-se a situação-problema:As Professoras Glória e Luana acabaram de ingressar em uma rede oficial deensino e lhes foi atribuída uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental paracada. Logo nos primeiros dias, ao realizarem atividades diagnósticas com seus alunos,perceberam que a dificuldade de alguns deles era relacionada à matemática. Elastambém identificaram que os alunos demonstravam desinteresse por essa disciplina.A partir da situação descrita e supondo que vocês são professores também dosanos iniciais do Ensino Fundamental dessa escola e com características semelhantesàs turmas de Glória e Luana, propomos a elaboração de um projeto didático1que aponte quais ações poderiam levar à superação do problema apontado, ou seja, vocês devem descrever práticas pedagógicas que evidenciem como o professor poderia motivar os alunos a uma aprendizagem significativa nas aulas de matemática, para, que eles se tornem plenamente letrados em matemática. Atenção, pois vocês devem considerar a faixa etária dos estudantes e nível de ensino. Devem, também, escolher um dos anos iniciais a que o projeto se destina.É importante considerar uma perspectiva interdisciplinar e observar:- como o professor pode valorizar repertório de seus alunos?- o que pode tornar as aulas de Matemática mais significativas?- quais recursos didáticos o professor pode utilizar para tornar as aulas maisagradáveis e interessantes?- de que forma a matemática estabelece conexões com outras áreas doconhecimento?
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
O professor pode utilizar atividades lúdicas e jogos em suas aulas para que os alunos aprendam brincando, assim eles terão vontade de participar das aulas.
SEBER define bem esse pensamento quando diz que: "a conduta de viver de modo lúdico situações do cotidiano amplia as oportunidades não só de compreensão das próprias experiências como também de progressos do pensamento" (1995, p. 55). Assim, o jogar e o brincar podem ser usados como ferramentas para o ensinar e o aprender. Se o professor aliar o lúdico aos conteúdos que deseja ensinar, irá despertar na criança o gosto em aprender coisas novas e significativas para sua formação.
SEBER define bem esse pensamento quando diz que: "a conduta de viver de modo lúdico situações do cotidiano amplia as oportunidades não só de compreensão das próprias experiências como também de progressos do pensamento" (1995, p. 55). Assim, o jogar e o brincar podem ser usados como ferramentas para o ensinar e o aprender. Se o professor aliar o lúdico aos conteúdos que deseja ensinar, irá despertar na criança o gosto em aprender coisas novas e significativas para sua formação.
Perguntas interessantes
Pedagogia,
10 meses atrás
Química,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás