Diante desse contexto, elabore um texto de 15 a 30 linhas discorrendo sobre o objetivo dos jesuítas no Brasil colônia e como era o ensino com a utilização do documento Ratio Studiorum.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Eles eram liderados por Manuel da Nóbrega e tinham como principal missão a cristianizacão dos nativos e zelar pela igreja instalada no Brasil colonial, os jesuítas construíram locais chamados missões, onde combinavam a catequese dos nativos com a sua utilização como mão de obra para a produção de tudo o que a missão precisasse. A estrutura pedagógica das escolas do Ratio Studiorum era à das nossas escolas do Brasil contemporâneo, já que os alunos aprendiam em salas de aula, divididos em níveis e realizavam provas, geralmente orais. Uma de suas primeiras ações foi começar uma "escola de ler e escrever" e elaborou um plano de estudo que priorizava o ensino de português, da doutrina cristã e alfabetização.
A utilização do documento Ratio Studiorum era tida como uma das principais bases para o desenvolvimento pedagógico determinado pelos jesuítas, que visavam a catequização dos índios, de forma alienadora, e ao mesmo tempo, inferiorizando sua cultura.
O Ratio Studiorum representava um documento de origem da Escola Romana, pautado em princípios conservadores e unilaterais.
A partir deste documento, os jesuítas se pautavam em lógicas que reforçavam a cultura europeia, em detrimento à indígena, que era banalizada e impedida de ser exercida, como uma forma de coerção.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/22995067