História, perguntado por GabrielMartinsMendes, 9 meses atrás

Diante de algumas crises políticas e sociais ocorridas no seu governo, D. Pedro I teve que abandonar o seu trono em 1831; e a partir de então iniciou uma nova fase política no Brasil, que durou até 1841, chamada de: Período Regencial. a) Explique como ficou a situação política e social durante o Período Regencial, comenta se houve mudanças positivas nesse período ou se a situação ainda continuou agitada no Brasil, nos aspectos já citados no início dessa questão. b) Nas suas pesquisas você verificará que durante o período Regencial, ocorreram algumas revoltas sociais no Brasil. Porquê? Quais foram elas e quais os grupos sociais que participaram delas? Onde elas ocorreram e como terminaram?

Soluções para a tarefa

Respondido por predofretos
1

Resposta:

a) a situação continuou agitada, devido as mudanças de regente (regência Feijó, Una...) e a insatisfação popular em algumas regiões.

b) Pois certas regiões estavam insatisfeitas com o governo brasileiro. Confederação do Equador, Cabanagem, Cabanada e Revolução Farroupilha.

A Cabanagem ocorreu na província do grão-Pará, com cabanos, indígenas (classe baixa), haviam vários motivos, mas um dos mais fortes eram a revanche com o ataque do brigue palhaço e a resistência portuguesa no norte do Brasil. Resultado foi a morte de 40.000 civis e revoltosos e a supressão do separatismo Paraense.

Revolução Farroupilha tinha o objetivo a separação da Província do Rio Grande do Sul do Brasil e influenciado por Giuseppe Garibaldi.

Perguntas interessantes