“Diante das belas paisagens venezianas, em 1908, Monet começou a notar que já não enxergava perfeitamente. Em 1912, aos 72 anos, ele procurou especialistas relatando uma enorme quantidade de problemas com sua visão. Queixava-se predominantemente de turvação visual e dificuldade na percepção de cores. Constatada uma acuidade visual de 20/200 no melhor olho, deram-lhe o diagnóstico de catarata nuclear bilateral. A catarata adquirida é considerada a causa mais comum de cegueira no mundo. O tipo “nuclear” é o mais associado à perda da diferenciação de cores nas fases iniciais. À medida que o cristalino vai se opacificando, a visão vai ficando lenta e progressivamente borrada, surge também uma perda da definição das letras e objetos. Com o tempo, o aumento da opalescência do cristalino vai agravando o borramento visual e então o paciente passa a ter dificuldade na visão para perto e longe. Além da alteração da visão de cores, as imagens costumam ficar “nubladas e enevoadas”. A doença pode ter acometido Monet em razão das muitas horas em que ficou com seus olhos expostos ao sol”. Fonte: VIANA, Renata Cavalheiros. A cegueira de Claude Monet. Disponível em: . Acesso em: 5 maio 2016.
Monet foi um dos artistas do impressionismo, que acabou desenvolvendo uma deficiência visual, e revelou essa condição nas suas criações, por meio de diferentes fases. Sobre o período em que conviveu com a deficiência é correto afirmar que:
I − A deficiência de Monet foi traduzida em várias obras, principalmente nas versões dos quadros da ponte japonesa, do jardim do artista.
II − Quando estava quase cego, Monet trocou os tons claros da palheta por tons quentes e vivos, como o vermelho e o laranja.
III − Na época de Monet, as pessoas com deficiência visual passavam por atendimento médico e a condição estava relacionada a fatores biológicos. Já existiam estudos para facilitar a comunicação dessas pessoas, bem como vários países já conheciam e utilizavam o sistema braile.
IV − A deficiência visual interferiu muito no processo criativo de Monet e o artista resolveu abandonar os quadros e palhetas.
Com base nas afirmativas, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. As afirmações II, III e IV estão corretas.
b. As afirmações I e IV estão corretas.
c. As afirmações I, II e III estão corretas.
d. As afirmações III e IV estão corretas.
e. As afirmações I, III e IV estão corretas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
68
As afirmações I, II e III estão corretas.
Monet perdeu a visão e continuou a pintar.
Monet perdeu a visão e continuou a pintar.
pereiramanuelcesar:
resposta correta
Respondido por
6
letra c I, II , III. a letra c está correta
Perguntas interessantes
Artes,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
Saúde,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás