Diante das ações desenvolvidas, logo depois da Proclamação da República, buscou-se com o ensino de História, desde os primeiros anos de estudo, despertar junto aos alunos os valores relativos a preservação da obediência, da ordem, buscando assim caminhar rumo ao progresso, de acordo com o modelo europeu. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir: I- No século XIX, o método de ensino de História, trazia em seus livros didáticos o predomínio da criticidade. Ao aluno cabia refletir sobre os nomes dos heróis da pátria, buscando identificar as datas comemorativas e dar seu devido valor cívico. PORQUE II- Desta maneira, a memorização era à base do processo de ensino-aprendizagem, fazendo com que o aluno, através da "decoreba", alcançasse os objetivos propostos que eram de consolidar e preservar a memória histórica. Assinale a alternativa CORRETA: a) A segunda é uma proposição falsa, e a primeira é verdadeira. b) As duas são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa verdadeira da primeira. c) A primeira é uma proposição falsa, e a segunda é verdadeira. d) As duas asserções são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
12
: a) A segunda é uma proposição falsa, e a primeira é verdadeira.
Na verdade, no século XIX, o método era baseado na memorização, ao invés da criticidade, de forma que os alunos eram somente estimulados a decorar nomes dos heróis da pátria, buscando identificar as datas comemorativas e dar seu devido valor cívico.
Todavia, ao longo de mudanças de paradigmas educacionais, percebeu-se a formação de alunos alienados, até que a lógica construtivista mudasse este processo, para que os alunos passassem a ser capazes de pensar criticamente.
Respondido por
15
Resposta:
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda é verdadeira.
Explicação:
Perguntas interessantes