Diante da sociedade do trabalho que se consolida com a Revolução Industrial, surge um fator de grande relevância para a compreensão e surgimento do Lazer: o tempo. Anteriormente a Revolução Industrial, especificamente até final do século XIII e início do século XIV, não existia uma separação marcante na forma como o tempo era utilizado. Não existia separação na utilização do tempo. O tempo que regia a vida era o tempo natural, determinado pelos fenômenos e ciclos da natureza e os tempos de trabalho, de Lazer e de repouso eram controlados pelo próprio trabalhador a partir de seu ritmo, de sua subjetividade. De acordo com a literatura, o tempo caracteriza-se como uma das dimensões da sociedade moderna, sendo que, cada sociedade estabelece um modo próprio de se relacionar e viver o tempo. Estudos afirmam que o tempo pode ser vivido em duas dimensões: o identitário e o de significação. Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I. Dentro da dimensão do tempo permeado por símbolos e significações, o tempo é demarcado, regrado, é o tempo das medidas, do calendário, do relógio.
II. Já o tempo compreendido como identitário, refere-se a uma dimensão temporal constituída de sentidos, afetos, valores.
III. O tempo é dimensionado pelo significado que ele possui, ou seja, não está preso à marcação cronológica formal, mas a maneira como ligamo-nos, no campo simbólico, a uma atividade.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em: Escolha uma:
a) II e III, apenas.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) I e III, apenas.
e) I, II e III.
Soluções para a tarefa
Respondido por
23
Resposta:
III, apenas. Correto
Explicação:
Respondido por
11
Resposta:
III, apenas.
Explicação:
Perguntas interessantes