Diante da política adotada por Jaime II, acentuadamente favorável aos católicos, o Parlamento decidiu depor o rei, oferecendo a Coroa inglesa a Guilherme de Orange, chefe do governo da Holanda. (...) A vinda de Guilherme com seus exércitos para a Inglaterra provocou a fuga de Jaime II para a França. Este conflito sem derramamento de sangue entre o Parlamento e a monarquia foi chamado Revolução Gloriosa.
A partir do texto acima, estabeleça a diferença entre a Revolução Puritana e Revolução Gloriosa.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A chegada dos Stuart ao trono significou uma grande transformação no cenário político da Inglaterra. Abandonando as medidas liberais dos Tudor, o recém-entronizado rei Jaime I era favorável ao poder monárquico absoluto. Além disso, tinha apreço pelos praticantes do catolicismo, ao enxergar nesses uma classe religiosa favorável ao inquestionável poder real.
Pretendendo implantar tais orientações políticas, Jaime I defendia que a dominação britânica sob a Irlanda deveria ser feita sob moldes feudais. Além disso, buscou exercer o monopólio sob a produção têxtil inglesa. Com isso, visava enriquecer os cofres reais e configurar uma forte influência política independente da aprovação do Parlamento inglês. No campo religioso, enfatizou as diretrizes católicas do anglicanismo e privilegiou os súditos católicos.
Resposta:
A revolução puritana dissolveu o parlamento e adotou uma ditadura pessoal.
A revolução gloriosa marca o fim do absolutismo e a vinda da monarquia para a felicidade dos habitantes.