Ed. Física, perguntado por williamavilathaii, 1 ano atrás

Diante da natureza competitiva do ser humano, é possível introduzir jogos sem competições? Cite exemplos para justificar sua reposta, procurando abranger possibilidades positivas e negativas.

Soluções para a tarefa

Respondido por ruancastro15
10

 Sim , é possível introduzir jogos sem necessariamente haver uma competição.  Os jogos têm diferentes naturezas de modo que muitos deles prezam apenas o aprendizado, não tendo vencedores.

 Assim, apesar de o ser humano ser naturalmente competitivo, a natureza do próprio jogo não traz a noção de competitividade, sendo então jogos cooperativos por exemplo.

 Esse tipo de jogos que prezam apenas o aprendizado são muito utilizados ainda na infância para ensinar valores aos infantes.

Respondido por isabellebatatt
1

Resposta:

: Em todos os jogos de competição, existe a necessidade da cooperação. Dessa forma é significativo entendermos o que é jogo cooperativo, tem como principal finalidade do jogo cooperativo podendo estar vigente com menor ênfase, em jogos competitivos. Os jogos cooperativos têm como meta a colaboração com o próximo, nesse caso não há afastamento de quem perdeu ou errou, sendo assim o seu objetivo a aproximação das pessoas. Desse modo, ao sugerirmos estes jogos passamos a resgatar a cooperação, solidariedade e a preocupação com o próximo, sendo assim nos ajuda a diminuir tais atitudes e a nos aproximar dos outros.  

Encontram-se diversas categorias de jogos cooperativos, a seguir descrição de alguns jogos cooperativos.

Jogos cooperativos sem perdedores: jogos completamente cooperativos, todos jogam para vencer um desafio comum e prazer de jogar. Os componentes fazem parte de um mesmo grupo e o resultado é compartilhado. Ex. nó humano  

Jogos de resultado coletivo: que abrangem duas ou mais equipes, sem que aconteça competição entre elas, os objetivos e resultados são totalmente comuns, contribuindo com a cooperação dentro de cada grupo e entre eles. Ex: fuga dos quadrados  

Perguntas interessantes