Biologia, perguntado por claudirjosemorais, 2 meses atrás

Diante da importância do teste e sabendo que ele é baseado na diferença estrutural da parede bacteriana, EXPLIQUE, detalhadamente com suas palavras, a diferença da parede celular de bactérias Gram-negativas e de bactérias Gram-positivas e correlacionando se estas diferenças interferem diretamente na coloração que estas bactérias apresentarão na microscopia após a coloração pelo método de Gram.


hellen43644564356345: OII, FAZEMOS PROVAS E TRABALHOS.
88**9**93**76**82**55**.,,,..,,.,.,

Soluções para a tarefa

Respondido por LauDD
3

Com base na morfologia das bactérias, podemos responder que a diferença entre bactérias Gram- positivas e bactérias Gram-negativas é a composição e estruturação das suas paredes celulares. Nas positivas há a retenção da coloração de Gram; já nas negativas, a coloração é observada em tons mais fracos.

Coloração de Gram

A coloração de Gram se baseia no tipo de parede celular presente na bactéria analisada por microscopia. Bactérias que apresentam parede celular com peptídeoglicanos ficam coradas em tons de azul e são gram -positivas; já as bactérias com parede celular menos complexa, ficam coradas em tons de rosa e são gram-negativas.

A coloração de Gram é realizada depositando-se uma colônia da bactéria analisada em uma lâmina de microscopia. Após a secagem, a lâmina é submetida a coloração com cristal violeta, lavada e submetida ao lugol. Após, ocorre lavagem com álcool 95%, que proporciona a remoção de alguns componentes da parede celular das bactérias Gram-negativas, por isso há sua descoloração; em bactérias Gram-positivas, ocorre a retenção da coloração. Após mais uma lavagem com água destilada, a lâmina é submetida a fucsina ou safranina, novamente lavada e seca, ficando pronta para a microscopia.

Sobre os tipos de parede celular bacteriana, há dois tipos, como tido anteriormente:

  • Parece bacteriana Gram-positiva: Esse tipo de parede celular é composto por camadas mais complexas. A camada mais interna é a membrana plasmática formada por lipídeos e algumas proteínas; A camada mais externa é composta por uma rede de peptídeoglicanos, mais reforçada e que retém mais a coloração de Gram. Esse tipo de parede bacteriana está presente em bactérias Staphylococcus e Streptococcus.

  • Parede bacteriana Gram-negativa: A camada mais interna também é a membrana plasmática, da mesma forma que nas Gram-positivas; a camada intermediária, entre a membrana plasmática e a membrana externa, há a camada de peptídeoglicanos em conformação mais simples; a camada mais externa é a membrana externa, formada por componentes semelhantes a membrana plasmática mas com a presença de lipopolissacarídeos. Esse tipo de parede bacteriana está presente em bactérias Escherichia e Pseudomonas.

Para conhecer mais sobre parede celular bacteriana, acesse o link: https://brainly.com.br/tarefa/14970107

#SPJ1

Perguntas interessantes