Diante da globalização, a comunicação tornou-se um diferencial nas distintas estruturas sociais, uma vez que as tecnologias de informação e comunicação são ferramentas colaborativas aos processos de ensinar e aprender. O advento das TICs revolucionou a relação com o mundo da informação. Hoje, a informação está por toda parte e isso não se trata mais de ter acesso, mas de que maneira orientar os atores do processo de ensino-aprendizagem sobre a construção autêntica e responsável do conhecimento. Sobre o papel das TICs - Tecnologias da Informação e Comunicação - na sociedade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O advento das TICs fez com que a escola perdesse sua hegemonia sobre o ato de aprender e de transmitir o conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem e a expansão do ensino a distância.
( ) A infinidade dos recursos tecnológicos frente à educação pode ser paradoxal. Ao mesmo tempo em que a tecnologia propõe largos avanços, consequentemente carrega consigo desafios tão grandes quanto.
( ) É importante considerar que a mídia eletrônica seja aproveitada e compreendida apenas como artefato periférico no processo educacional.
( ) A incorporação das TICs na educação sempre apresentaram uma revolução nos métodos de ensino e os estudantes passaram de consumidores a produtores na relação com as tecnologias.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - V - F - F.
b) V - F - F - V.
c) F - F - V - V.
d) F - V - V - F.
Soluções para a tarefa
Resposta:
V V F F
Explicação:
Atualmente, já não é possível negligenciar o poder das TICs na sociedade
do século XXI e nem mesmo ignorar seu papel na construção de práticas
educativas. Com o advento das TICs, a escola perdeu sua hegemonia sobre o ato de aprender e de transmitir o conhecimento.
As TICs contribuíram para que espaços antes inexistentes ou inócuos pudessem ser aproveitados como ambientes de aprendizagem, a exemplo da expansão do ensino a distância.
A infinidade dos recursos tecnológicos frente à educação pode ser paradoxal.
Ao mesmo tempo em que a tecnologia propõe largos avanços, consequentemente carrega consigo desafios tão grandes quanto.
Entretanto, é relevante considerar que a mídia eletrônica não seja
aproveitada e compreendida apenas como artefato periférico no processo
educacional. E realmente não é, há muito e mais do que imaginamos. A presença da tecnologia tem alterado as relações humanas, interpessoais, as relações com o conhecimento e o aprendizado, e na burocratização da instituição escolar.