Diante da descrição e caracterização da personagem, sendo você o coreógrafo responsável por conceber os movimentos para “Marcela Banguela”, no ato solo a ser apresentado no início do espetáculo, e tendo em mente as etapas da elaboração coreográfica, a partir do método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete), indique e justifique: 1) Como deve ser a coreografia dessa personagem? 2) Os movimentos devem ser rápidos ou lentos? Fortes ou suaves? Por quê? 3) E, como ela poderia ser produzida? Quais características técnicas e artísticas o "bailarino protagonista" deveria ter para representá-la?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
1) Após relacionar o tema e os desdobramentos da pesquisa, bem como a descrição sobre as possibilidades de movimentos que caracterizam a personagem (mulher forte, porém vaidosa em um contexto de afirmação), será necessário propor um laboratório para ativação do processo criativo na elaboração da coreografia.
O laboratório, seguindo o método BPI, é composto por três momentos: o inventário do corpo, o coabitar com a fonte e a estruturação da personagem.
2) No processo criativo para elaborar a coreografia para a personagem "Maria Banguela", deve-se pensar em movimentos a partir do repertório do bailarino, buscando vivenciar e imprimir nos movimentos pensados para a apresentação, a emoção, a história e o contexto da personagem e suas relações sociais, alternando a intensidade dos movimentos para descrever as variações de "força" e, ao mesmo tempo, "feminilidade" da personagem.
3) O laboratório para montagem de um espetáculo de dança configura-se em uma espécie de jogo improvisado entre o intérprete com ele mesmo, com os outros intérpretes, com a cena e o público. Assim, o bailarino intérprete deve conciliar um bom repertório motor e elementos técnicos da dança, disponíveis para a improvisação e a sensibilidade para imprimir as características singulares da personagem.