Diabetes tipo 3 seria uma forma de diabetes relacionada à resistência à insulina apenas no cérebro, diferente do tipo 2, no qual há resistência à insulina no corpo todo. Essa situação de resistência à insulina apenas no cérebro estaria implicada na degeneração dos neurônios, principalmente porque também poderia ocorrer uma falta de insulina no ambiente cerebral. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os tipos de diabetes, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s): I. ( ) A DM do tipo 3F é definida como aquela que possui uma imperfeição genética na função da célula β. II. ( ) A DM do tipo 3B acarreta algumas síndromes, como a de Hutching, de Rabson-Mendenhall e a Lipodistrofia do tipo Berardinelli. III. ( ) A DM do tipo 3H é denominada disfunção do pâncreas exócrino ou o diabetes pancreatogênico. IV. ( ) A DM do tipo 3D é uma consequência de doenças endócrinas, sendo denominada uma endocrinopatia.
Soluções para a tarefa
Diabetes tipo 3
Diabetes tipo 3 seria uma forma de diabetes relacionada a resistência à insulina apenas no cérebro, diferente do tipo 2, onde há resistência à insulina no corpo todo. E essa situação de resistência à insulina apenas no cérebro estaria implicada na degeneração dos neurônios principalmente porque também poderia ocorrer uma falta de insulina no ambiente cerebral.
Com menos insulina há maior perda das sinapses, que são as comunicações entre os neurônios, e há perda da plasticidade dos próprios neurônios com falta de produção do neurotransmissor Acetilcolina, um dos principais meios de comunicação entre eles.
Cada vez mais os estudos têm apontado para a íntima relação entre o descontrole da glicose e do metabolismo relacionado à glicose como causadores ou agravantes de algumas doenças.
Passando pelas clássicas complicações do Diabetes como as neuropatias ou acometimento da retina, por exemplo, até implicações em outros órgãos até então pouco relacionados com o controle da glicose.
Prevenção
Manter os exames de sangue em dia, fazer consultas periódicas e buscar tratamento em caso de sintomas, sejam eles metabólicos, hormonais ou neurológicos é sempre um passo fundamental na prevenção e controle de diversas doenças.