Diabetes mellitus é uma doença que apresenta como principal sintoma o aumento dos níveis de glicose no sangue, condição denominada hiperglicemia. Ocorre principalmente por erros na síntese ou secreção do hormônio insulina, um polipeptídio produzido e secretado por células especializadas, localizadas no pâncreas. Caso um pesquisador iniciante desejasse realizar em laboratório um estudo sobre a organela diretamente relacionada com os erros na síntese da insulina, qual delas deveria ser o foco de suas pesquisas?
a. Mitocôndrias
b. Retículo endoplasmático rugoso
c. Cloroplastos
d. Lisossomos
e. Centríolos
Soluções para a tarefa
Resposta: a. Mitocôndrias
Explicação:
No diabetes tipo 2, não há insulina suficiente ou suas células se tornaram resistentes a ela.
Com isso, seu corpo não consegue controlar sua glicemia e nem transformar o alimento em energia, sendo então esse excesso de açúcar transformado em deposito de gordura.
E é exatamente aí aonde suas mitocôndrias preparam o terreno para o diabetes, pois quem queima essa gordura armazenada, são elas: as mitocôndrias.
Se houver uma disfunção mitocondrial, você acaba aumentando o acúmulo de gordura e toxinas, comprometendo a capacidade de aceitar a insulina dentro das células.
Esse processo contribui para a resistência à insulina, que é outra causa de açúcar elevado no sangue e obesidade.
Quando você se alimenta, há uma elevação do açúcar no sangue, e na presença de mitocôndrias danificadas, não ocorre sinalização para queima desse açúcar sanguíneo, gerando níveis perigosos.
Resposta:
Letra B
Explicação:
O que ele ta querendo saber é qual organela é relacionada ao erro de síntese da insulina. A insulina nada mais é que uma proteína a qual é sintetizada por ribossomos que estão presentes no R.E.R.