Geografia, perguntado por thalitaf27, 3 meses atrás

dezessete mil, trezentos e oitenta e cinco Venezuelanos,seis mil seiscentos e treze haitianos,mil trezentos e quarenta e sete cubanos e tantos outros números e tantas porcentagens representam uma fatia significativa dentro da aldeia global.

Oque isso representa para você? oque esses números e porcentagens traduzem acerca da sociedade global?

Soluções para a tarefa

Respondido por lusilvagame2019
0

Resposta:A Revolução Cubana ocorreu em 1 de janeiro de 1959 e foi liderada por Fidel Castro e Ernesto Che Guevara, com outros rebeldes, para derrubar Fulgêncio Batista do governo de Cuba. Baseados em Sierra Maestra, os revolucionários derrotaram os soldados fiéis ao governo e, em 8 de janeiro, chegaram a Havana, dando início a um governo hostil aos Estados Unidos e próximo da União Soviética.

Fidel se tornou governante de Cuba por mais de 50 anos, estatizando a economia e incentivando outros países a seguirem o mesmo caminho de janeiro de 1959 As consequências da revolução foram a presença soviética na América Latina e as ações dos Estados Unidos para manter sua influência e combater o comunismo no continente.

Leia também: Socialismo e comunismo, existem diferenças?

Antecedentes da Revolução Cubana

Desde a sua independência, em 1898, Cuba manteve-se alinhada com os Estados Unidos. Antiga colônia espanhola, a ilha caribenha se tornou independente com ajuda dos norte-americanos. Contudo, essa liberdade não se concretizou na realidade, pois os cubanos deixaram de ser dependentes economicamente da Espanha para ser dos Estados Unidos.

Ao longo das primeiras décadas do século XX, a Emenda Platt confiou aos norte-americanos liberdade para intervir em Cuba

achasse necessário. Nesse período, a Casa Branca ordenou a construção de bases navais na ilha e que os cubanos vendessem ou alugassem terras para que os Estados Unidos explorassem o carvão da região.

De 1952 até 1959, Cuba foi governada por Fulgêncio Batista, um ditador aliado dos Estados Unidos e que governava de forma autoritária, perseguindo opositores e censurando a imprensa. Essas ações violentas do governo cubano motivaram Fidel Castro, Ernesto Che Guevara e outros a unirem forças contra Fulgêncio Batista.

Em janeiro de 1959, os revolucionários saíram de Sierra Maestra, onde estavam escondidos, para derrubar o governo cubano e encerrar o domínio norte-americano na região. A princípio, Fidel Castro não se apresentou como um comunista determinado a formar um governo aliado dos soviéticos, mas sim como um nacionalista interessado em acabar com um governo autoritário e subserviente aos interesses dos Estados Unidos.

Perguntas interessantes