Ed. Física, perguntado por juliaperon54027, 7 meses atrás

dez curiosidades da corrida de resistência ​

Soluções para a tarefa

Respondido por gabrielajunqueirarod
0

Resposta:

A corrida recreativa se popularizou nos anos 1970, após os Jogos Olímpicos de Munique (1972). Foi a partir disso que a maratona também passou a ter mais relevância.

.Nas Olimpíadas, a maratona só entrou como modalidade feminina em 1984. Até então, acreditava-se que as mulheres não tinham capacidade física para provas de resistência. A prova mais longa que as mulheres participavam até este ano era a de 1500 metros.  

.A distância oficial de uma maratona não é de 42 km, mas de 42,195 km. Será que esses 195 metros fazem diferença?

.O nome “maratona” vem de uma lenda grega. Conta-se que o soldado ateniense Fidípides correu 42 km para anunciar a vitória dos exército de Atenas contra os persas – e morreu de exaustão na sequência.

.As “ultramaratonas” têm 100 km e acontecem desde o Antigo Egito. Elas eram uma técnica para manter os soldados em forma.  

.A maratona é uma prova que faz parte dos Jogos Olímpicos modernos desde sua primeira edição, em 1896, nunca tendo saído da lista de modalidades.

.Tradicionalmente, a maratona é a última prova realizada nas Olimpíadas.  

Todos os anos, mais de 500 maratonas são realizadas pelo mundo.  

.A distância oficial da maratona só foi definida pela Federação Internacional de Atletismo em 1921. Antes disso, a prova variou entre 40 e 42,750 km, dependendo de onde foi realizada.  

.Duas das maiores maratonas do mundo acontecem aqui no Brasil: a do Rio de Janeiro a e de São Paulo. Porto Alegre e Curitiba são outras cidades que também sediam as corridas.

Explicação:


juliaperon54027: é de certeza essas curiosidades?
Perguntas interessantes