Devido a esse caráter conturbado da transição democrática, diversos estudiosos desse período utilizam o termo `transição negociada` para melhor traduzir as dificuldades, as pressões e concessões que configuraram complexos jogos políticos envolvendo diversos setores da sociedade, em cada caso. Em alguns países, como o Chile, por exemplo, leis que imperaram durante o regime militar, mesmo após o fim deste continuaram em vigor durante muitos anos. Nessa mesma perspectiva podemos citar o Brasil, outro bom exemplo de `transição negociada`, onde só ocorreram eleições diretas para presidente em 1989, apesar do regime militar ter acabado em 1985 e existir, nesse momento, uma grande mobilização civil em defesa das chamadas `Diretas Já`.
O fim do período ditatorial foi marcado por
A
ruptura abrupta do regime militar.
B
distribuição de renda imediata e igualitária.
C
um momento de transição negociada e gradual.
D
anulação das leis que foram impostas durante o regime militar.
E
transição imediata de um regime autoritário para um democrático.
Soluções para a tarefa
Respondido por
13
A afirmativa correta é a C um momento de transição negociada e gradual.
Isso porque o processo de transição entre o período militar e a redemocratização pode ser descrito como lento e gradual. Esse processo de fim do regime não foi marcado pela presença de revoluções, por exemplo, ou ainda de derrubada de poderes.
Mas sim, foi extremamente negociado, sempre com a presença de grandes poderes financeiros e políticos para que de fato a efetivação da democracia pudesse ser restabelecido.
Respondido por
1
Resposta:
Resposta correta letra C
Explicação:
um momento de transição negociada e gradual.
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Ed. Física,
9 meses atrás
Biologia,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Espanhol,
1 ano atrás