Devido a baixa interação eletrostática entre o elétron da camada de valência com o núcleo do átomo, os elementos químicos da família 1A tendem a perder este elétron da camada de valência, ocasionando a redução do tamanho do átomo. Explique porque este fenômeno acontece realizando a distribuição eletrônica do lítio em seu estado fundamental (Z = 3) e na sua forma de íon (Li+).
Soluções para a tarefa
Resposta:
Logo abaixo esta a distribuição eletrônica por camadas do átomo de lítio (Li) e do íon Li⁺:
Elemento Li:
Camada K: 1s²
Camada L: 2s¹
Elemento Li⁺:
Camada K: 1s²
A cagar nuclear efetiva (Zef) é a força de atração que o núcleo atômico exerce sobre os elétrons. A Carga nuclear efetiva vai perdendo força a medida que ele ultrapassa as camadas eletrônicas, pois os elétrons das camadas internar atuam como blindagem para os elétrons das camadas mais externa.
No caso do Lítio, os elétrons da camada K blindam tão eficientemente bem que o elétron da camada L pode ser facilmente removido. A remoção desse elétron (transformação do átomo em cátion) desfaz toda a camada L fazendo que o átomo reduza de tamanho.
Observe na distribuição eletrônica que o íon Li⁺ tem um camada eletrônica a menos que o átomo de Li, logo, esse íon apresenta um tamanho menor que o átomo de Li.