Pedagogia, perguntado por nssmll, 5 meses atrás

[...] devemos observar que o signo da fotografia é um fenômeno ideológico por excelência que reflete e refrata a realidade criada por essa forma de representação. Em “A Câmara Clara”, Barthes (1984) aborda o enigma da fotografia a partir da questão da linguagem. Para ele, a pintura pode muito bem simular a realidade sem jamais tê-la visto. Com a fotografia acontece o contrário, pois nunca se pode negar que o objeto fotografado estivesse lá.



Assim, ficam absolutamente marcados dois pontos fundamentais: a realidade do referente fotografado e o seu passado. Uma fotografia é sempre uma imagem de algo. Esta está atrelada ao referente que atesta a sua existência e todo o processo histórico que o gerou. Mas a fotografia não está limitada apenas ao seu referente; ela o ultrapassa na medida em que o seu tempo presente é reconstituído, que o seu passado não pode deixar de ser considerado, e que o seu futuro também estará em jogo. FELZ, Jorge. Linguagem fotográfica. Enciclopédia INTERCOM de comunicação.
A partir da leitura do texto, é INCORRETO afirmar que:

Escolha uma opção:

a.
por ser um fenômeno ideológico a fotografia exige uma leitura crítica.


b.
o significado da fotografia é sempre denotativo, em função do atrelamento desta ao referente.

C. Embora sejam signos icônicos, a pintura e a fotografia não representam o real da mesma maneira.
d.a fotografia é um sistema de signos tanto denotativos como conotativos


nssmll: A resposta correta é: o significado da fotografia é sempre denotativo, em função do atrelamento desta ao referente.

Soluções para a tarefa

Respondido por respondot
1

Resposta:

A resposta correta é: o significado da fotografia é sempre denotativo, em função do atrelamento desta ao referente.

Explicação:

retirada da revisão

Perguntas interessantes