Sociologia, perguntado por patymslz3019, 11 meses atrás

Devemos entender o contexto cultural e social em que estamos inseridos. Desta forma abordaremos as três modalidades que exercem grande influência na reflexão ética: o individualismo, o hedonismo e o utilitarismo. Qual destas afirmativas se aplica ao Utilitarismo? - Todas as afirmativas estão corretas. - Assim, consideramos que a liberdade de escolha do indivíduo é o valor maior que deve ser respeitado. Qualquer situação que interfere na liberdade do sujeito é considerada incorreto. - quando não é possível encontrar o prazer, é preciso suprimir a dor a qualquer custo, ficando pelo menos, anestesiado. Por exemplo: pelas drogas (cocaína), que não trazem a felicidade ao usuário (muito pelo contrário, lhe cria muitos problemas), mas o tiram da realidade. - considera que no hedonismo, a felicidade está no prazer, sendo ele sexual, no exercício da atividade intelectual ou artística ou na fruição da tranquilidade tirada do deleite. Na sociedade em que vivemos atualmente, é considerada hedonista porque troca todos os demais objetivos pela busca incessante pelo prazer. - o parâmetro utilizado é a relação custo/benefício. Ou seja, nesse contexto, o lucro e o prejuízo banalizam as ações morais, pois as ações e as relações são baseadas mediante os interesses, geralmente financeiros, do indivíduo.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
1

Sim. A noção do utilitarismo pode se relacionar a todas as fases da vida humana.

Deste modo, é interessante notar que o utilitarismo está presente nas ações humanas como o padrão de certo e errado.

Além disso, é importante ressaltar que o utilitarismo se distingue de outras formas de consequencialismo na medida parte do bem estar de todos os indivíduos em uma sociedade igualmente estabelecida.

Respondido por quelrjrj
8

Resposta:

o parâmetro utilizado é a relação custo/benefício. Ou seja, nesse contexto, o lucro e o prejuízo banalizam as ações morais, pois as ações e as relações são baseadas mediante os interesses, geralmente financeiros, do indivíduo.

Explicação:

Em um primeiro momento, valoriza-se algo positivo: o justo desejo de que nossas ações produzam frutos. O problema desse raciocínio utilitarista é que, facilmente, entende-se que ¿só o que é útil tem valor¿. Na sociedade capitalista em que vivemos, rotineiramente vemos que nossas ações são determinadas pelo mercado. Isso é, que aqueles sujeitos considerados improdutivos, que representam um custo para a sociedade, que perderam ou que nunca tiveram condições físicas ou mentais para participar do sistema de produção de bens e valores eficientemente, são classificadas como ¿inúteis¿.

Perguntas interessantes