Devemos dizer abertamente que os relatos de desenvolvimento [sobre o desenho infantil] mais usados não são apenas inadequados e incompletos, mas eles desinformam; realmente, eles tendem a obscurecer mais do que revelar sobre os desenhos infantis (...) É tempo de jogar fora as velhas ferramentas e procurar novas (WILSON; WILSON, 1987, p. 5 apud TAVIN, 2008, p. 18). A crítica esboçada por Marjorie Wilson e Brent Wilson diz respeito diretamente às classificações, teóricas e práticas, referentes ao desenvolvimento do grafismo infantil, ao longo do século XX. Segundo esses autores, as históricas classificações, por fases, dos desenhos infantis influenciaram gerações de arte-educadores, gerando ideias e crenças de que as crianças possuem impulsos internos profundamente enraizados, os quais devem ser apenas estimulados para um glorioso desdobramento criativo. As ideias delineadas pelos autores estão presentes na história do ensino de arte brasileira, principalmente, na vigência da arte como expressão que corresponde a um determinado período do ensino de artes. Indique, entre as opções abaixo aquela que, corretamente, aponta esse momento histórico: Escolha uma:
a. ensino de arte no momento de chegada da Missão Francesa no Brasil.
b. ensino de arte no período jesuíta. Incorreto
c. ensino de arte pós-moderno.
d. ensino de arte modernista.
e. ensino de arte orientado pelos pareceres de Rui Barbosa.
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Alternativa correta é: d. ensino de arte modernista.
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