"Deve-se tentar, na medida do possível, armazenar todos os materiais no subsolo, liberando o pavimento térreo para a locação exclusiva das instalações provisórias. Desta forma, é favorecida a manutenção da limpeza nas áreas de vivência e nas áreas de circulação de clientes e visitantes. Além disto, o subsolo geralmente é uma área protegida das intempéries e quase que totalmente desobstruída, facilitando o estoque e circulação de materiais e trabalhadores.
O estoque de materiais no subsolo levanta a questão de como descarregar de modo racional materiais como cimento, areia, brita ou argamassa pré-misturada. Para resolver o problema existem duas alternativas principais. Uma delas consiste em deixar-se aberturas na laje do subsolo, através das quais podem ser feitas as descargas de materiais como areia, brita e argamassa (Figura 1). A outra alternativa consiste em fazer aberturas na parede do subsolo, criando-se um espaço vazio entre a viga e a parte superior da parede, deixando-se para executar mais tarde as últimas fiadas de alvenaria. A segunda opção também permite que se descarregue o cimento pela mesma abertura, necessitando-se, entretanto, da existência de uma calha ou rampa metálica, através da qual os sacos descem por gravidade até o nível do piso do subsolo. Nas duas opções citadas deve-se ter o cuidado, quando da descarga de agregados, de colocar calhas, funis ou dispositivo similar que evite a segregação dos materiais. Tal procedimento é recomendado pela NBR 6118 (ABNT, 2003) sempre que as alturas de queda forem superiores à 2,0 m." (SAURIN e FORMOSO, 2006)
Figura 1. Abertura na laje para acesso ao subsolo.
abertura na laje
Fonte:SAURIN e FORMOSO (2006).
Materiais como blocos de alvenaria e aço, por possuirem dimensões grandes, cria dificuldades de circulação e armazenagem se foram colocados no subsolo (se houver) em obras de centros urbanos. A respeito da armazenagem correta do aço em barras (ainda não cortado e nem dobrado) fora do subsolo, é preciso determinar a maneira mais eficiente de armazenamento em termos de mobilidade e durabilidade.
Assinale a alternativa que descreve corretamente como o aço deve ser armazenado de maneira que facilite sua movimentação na obra.
Escolha uma:
a.
Eles devem ser armazenados na área de corte e dobra, as bitolas devem estar classificadas e não podem ficar a céu aberto em hipótese alguma.
b.
Eles devem ser armazenados entre a área de corte e dobra e local de distribuição, as bitolas devem estar classificadas e podem ficar a céu aberto por até 2 meses.
c.
Eles devem ser armazenados na área de corte e dobra, as bitolas devem estar classificadas e podem ficar a céu aberto por até 6 meses
d.
.Eles devem ser armazenados próximo a área de distribuição final, as bitolas devem estar classificadas e não podem ficar a céu aberto em hipótese alguma.
e.
Eles devem ser armazenados próximo a área de distribuição final, as bitolas devem estar classificadas e podem ficar a céu aberto por até 1 ano.
Soluções para a tarefa
Respondido por
24
b- Eles devem ser armazenados entre a área de corte e dobra e local de distribuição, as bitolas devem estar classificadas e podem ficar a céu aberto por até 2 meses. Correto!!
Respondido por
4
Resposta:
Eles devem ser armazenados entre a área de corte e dobra e local de distribuição, as bitolas devem estar classificadas e podem ficar a céu aberto por até 2 meses
Explicação:
Perguntas interessantes
História,
9 meses atrás
Artes,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Pedagogia,
1 ano atrás
Artes,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás