Deve-se entender criação ou destruição de moeda como sendo a mesma coisa que criação ou destruição de meios de pagamento. Sabe-se que, no conceito tradicional, M1 é constituído por todos os ativos de liquidez imediata, possuído pelo setor não-bancário da economia. Dessa forma, a criação ou destruição de moeda envolve uma transação entre o setor bancário e o setor não-bancário da economia. Nesse contexto, leia as alternativas sobre criação e destruição de moeda e assinale a correta:
Alternativas
Alternativa 1:
Se um banco vende ações de sua emissão ao público, haverá destruição de moeda, pois há a troca de um ativo monetário pertencente ao banco (a ação) por um ativo monetário, possuído pelo público.
Alternativa 2:
Aumento dos empréstimos ao setor privado é destruição de moeda.
Alternativa 3:
Se uma empresa desconta duplicatas em um banco comercial e recebe o valor descontado em sua conta corrente nesse banco, há destruição de moeda, pois a empresa trocou um ativo não-monetário (duplicatas) por um ativo monetário (depósitos à vista), antes pertencente ao banco.
Alternativa 4:
Um indivíduo efetua um depósito a prazo fixo ou depósito em uma caderneta de poupança sacando, sobre seus depósitos, à vista; não há destruição de meios de pagamento, pois haverá decréscimo dos depósitos à vista sem nenhuma compensação, já que os depósitos a prazo e os de poupança não fazem parte de M1.
Alternativa 5:
Resgate de um empréstimo no banco é destruição de moeda.
Responder Finalizar
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Alternativa 5:
Resgate de um empréstimo no banco é destruição de moeda.
Explicação:
Pág 122 do livro:
[...] ocorre a criação de moeda quando há aumento do volume de meios de pagamento e a destruição de moeda quando se faz uma redução dos meios de pagamento.
Perguntas interessantes
Artes,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Sociologia,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás