História, perguntado por ls750927, 2 meses atrás

DEUS PUR FAVORZINHO ABENÇOE ESSE(A) FILHO(A) DE DEUS PRA MIM AJUDAR AQ, PELO O AMOR DE DEUS..SEM OR

Leia o texto sobre Renascimento com atenção.

Texto l. O Renascimento

Desde o século XI, a Europa ocidental passou por uma série de mudanças importantes: uma delas foi o aumento da produção de alimentos. Com isso, as pessoas passaram viver mais e a ter mais filhos, o que levou a um aumento crescente da população. Ao mesmo tempo, ocorreram: o crescimento do comércio com o Oriente; o aparecimento das feiras e das casas bancárias; e o revigoramento das cidades. Mercadores circulavam pela Europa em suas caravanas, levando e trazendo mercadorias de diferentes lugares do mundo; os banqueiros trocavam moedas e os donos de navios aumentavam sua frota. A burguesia (mercadores, banqueiros e donos de navios) enriqueceu, adotando novos valores e novas práticas. Medir, calcular, pesar, experimentar, operações essenciais ao sucesso dos negócios, passaram a ser socialmente valorizadas.
Essas mudanças, que vinham ocorrendo na Europa desde o século XI, inspiraram uma nova visão de mundo, da arte e do conhecimento; e, ao mesmo tempo, criaram condições materiais para o surgimento do Renascimento, um movimento cultural intenso que começou no século XIV nas cidades italianas, se propagou pela Europa e foi decisivo na Formação do mundo moderno. O Renascimento começou nas movimentadas cidades da península itálica, como Florença, Siena, Milão e Bolonha. Essas cidades eram governadas por homens ricos e poderosos que queriam criar novas imagens de si e da sociedade em que viviam. Para isso financiavam artistas, cientistas e letrados. Esses homens ricos (comerciantes, banqueiros, príncipes, papas) estavam em busca de visibilidade, prestígio e projeção social. Eram chamados de mecenas, isto é, protetores das artes e das ciências.

Vejam algumas características do renascimento:

• Valorização do passado greco-romano - os artistas e cientistas do Renascimento viam as obras dos gregos e romanos da Antiguidade como modelo e inspiração para suas obras.
• Antropocentrismo - o homem passa a ser o centro das atenções, passa a ser visto como um ser criativo, virtuoso e dono de seu próprio destino. Na época medieval, predominava o teocentrismo (tudo convergia para Deus).
• Individualismo - no Renascimento o individualismo tinha um sentido positivo; significava capacidade individual, talento e criatividade.
• Uma nova visão do tempo - para os renascentistas, o tempo pertence ao ho mem e este deve usá-lo para aperfeiçoar, conhecer, experimentar e enriquecer.
O humanismo foi um movimento intelectual que contribuiu para a formação do Renascimento. Os humanistas rejeitavam a cultura dominante, influenciada pela igreja e propunham o estudo dos autores antigos (gregos e romanos) para construir um novo conhecimento do ser humano e do mundo. Mas os humanistas não eram ateus, na verdade eram cristãos que queriam reinterpretar as mensagens da Bíblia com base nas ideias da antiguidade.


01. Sobre o Renascimento:

a. A partir da leitura do texto, o que você entendeu sobre o renascimento e quando teve início?

b. Quem financiava os artistas e estudiosos do Renascimento?

c. Com que objetivo eles financiavam os artistas e estudiosos?

02. Sobre o Renascimento e suas características, marque com um (x) a alternativa INCORRETA:

a. Antropocentrismo - o homem no centro das atenções.

b. Valorização da cultura da antiguidade greco-romana.

c. Uma visão do tempo segundo a qual o tempo pertence a Deus e os homens nada podem fazer sobre o seu destino.

d. O homem renascentista acreditava no livre-arbítrio, podendo, ele mesmo, traçar seu destino.

Soluções para a tarefa

Respondido por rhianasouza123
8

Resposta:

1⁰)

a) Eu entendi que no renascimento ocorreu várias mudanças, o renascimento teve início no XI.

b) Por ricos banqueiros.

c) Eles financiavam em troca de reconhecimento social

2⁰)

marque a letra C

Explicação:

espero ter ajudado :)


ls750927: aiiiih muitíssimo obrigaduh mermo
Perguntas interessantes