Deus, o que nos prometeis em troca de morrer? Pois o céu e o inferno nós já os conhecemos – cada um de nós em segredo quase de sonho já viveu um pouco do próprio apocalipse. E a própria morte.
LISPECTOR, C. Morte de uma baleia. In: ______. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999. No trecho da crônica de Clarice Lispector, para justificar o questionamento a Deus sobre a morte, a autora conclui utilizando
um(a)
A. paradoxo. B. anáfora.
C. antonímia. D. pleonasmo. E. sinonímia.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
A alternativa correta é a letra e) sinonímia.
A utilização de uma sinonímia para indicar palavras que possuem significado semelhante. A autora menciona que o céu e o inferno é vivido pelas pessoas em sua vida cotidiana. Inferno nesta situação é utilizada como um momento ruim, de tristeza que são comuns, angústia, sofrimento. Já o céu é tido como um momento de paz, firmamento, felicidade, um clima positivo. E a própria morte por vivenviar um momento de muita debilidade, ou de tristeza profunda.
A autora faz questionamento sobre Deus, o que será prometido após a morte, se for céu ou inferno as pessoas de certa forma já vivenciam.
Bons estudos!
Perguntas interessantes
Português,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Espanhol,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Pedagogia,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás