Sociologia, perguntado por MickarioSilva, 1 ano atrás

Deus é imanente ou transcendente?​

Soluções para a tarefa

Respondido por julia0714
2

Resposta:

transcende eu tenho certeza

Respondido por lukas435234gmailcom
3

Explicação:

Sei que para muitos esta é uma pergunta fácil de ser respondida. Porém, minha intenção com este pequeno artigo é mostrar os desdobramentos e as relações que as respostas podem ter com a fé cristã. Imanente vem da junção das palavras latinas In (em) e Manere (permanecer) e traz o sentido de ahomem_telescopiolgo que permanece no interior. O Vocabulário de Filosofia[1] define assim: “Aquilo é interior a um ser”. Considerar Deus como imanente significa que Ele se inseriu em cada criatura, ou melhor, Ele deu forma às coisas em Si mesmo. Um dos filósofos que pensou desta maneira foi Espinosa[2]. Uma das famosas frases de seu livro Ética é a seguinte: “Deus Sive Natura”[3]. Isto significa que cada pedaço do Universo é uma extensão de Deus. O problema desta visão é que Deus se torna impessoal, não podemos nos relacionar com Ele, a não ser pelas coisas que o compõe.

Já o termo Transcendente vem da junção das palavras Trans (Além) e Ascendere (Subir) e traz o sentido de algo ou alguém que está além de uma realidade dada. No caso, Deus é transcendente ao Universo que criou. O Vocabulário de Filosofia diz: “Atributo pelo qual Deus é conhecido como um Ser pessoal, absolutamente independente do Universo que criou por ato de livre vontade”. Embora seja transcendente de todas as coisas que criou, podemos ver nelas a sua marca. Tal como um pintor deixa os seus traços nos quadros que pinta, a natureza revela Deus e tudo que existe recebe o seu ser do Ser de Deus, de tal forma que para existir precisam de Deus.

Ver Deus como Imanente leva-nos ao panteísmo, ou seja, a crença que Deus está (na realidade) em todas as coisas do Universo, de tal forma que se nos relacionarmos com a Natureza, buscando o equilíbrio, estaremos nos relacionando com Deus. Esta visão é incompleta e confusa e não tem respaldo bíblico. A Bíblia nos fala de um Deus transcendente, porém este Deus não está distante, em todo tempo Ele se mostra aberto para se relacionar com o homem. Isto fica claro nas primeiras páginas da Bíblia, onde lemos que Deus se comunicava com o homem, mas certamente, a maior prova desta aproximação de Deus com o homem se deu por meio da sua encarnação em Jesus, o Deus (Transcendente) Emanuel (conosco).

Perguntas interessantes