Deu rato na biblioteca
Tudo pode acontecer numa biblioteca, pois é lá que moram a fantasia, a magia e a imaginação...
– Racumim, vá logo cumprir sua missão! – disse a mãe daquele ratinho.
– Tá bom, mãe, tá bom! Você manda e não pede!
Racumim largou o jogo no ratiogame e lá se foi porque ordens são ordens. Quando entrou na biblioteca, ficou de boca aberta. Nunca havia recebido uma missão tão importante como aquela. Eram muitos livros para ele roer sozinho. Só podia ser um prêmio. Ah! Que felicidade!
Começou logo pelo maior livro que viu. Era bem grande e com capa dura. Quando abriu o livro, viu desenhos lindos: pássaros, flores, florestas e crianças, tudo de que ele gostava.
Antes de roer, começou a folhear com aquela curiosidade própria dos pequeninos. Havia muitas letras e ele já as conhecia de outras aventuras. Quis descobrir mais.
– Será que consigo ler? – e ficou ali como todo filhote, interessado em desvendar aqueles mistérios.
Sem se dar conta, já estava lendo as primeiras palavras e gaguejando as primeiras frases. Nem ele mesmo acreditava no que estava fazendo. Ficou tão maravilhado, que mal podia esperar para voltar àquela biblioteca no dia seguinte e continuar sua missão.
Mamãe Racumim estava toda empolgada porque todos de sua família estavam cumprindo a missão por ela determinada, mas notou que Racumim estava diferente. Ele saía de casa com tanto entusiasmo que a deixava orgulhosa. Achou melhor conferir de perto, porque rato muito quieto...
Enquanto isso, na biblioteca, Racumim se deliciava com aquelas aventuras, romances, histórias de terror (as de gato). Tudo aquilo o deixava fascinado. Tanto que não viu sua mãe chegando. [...]
MADUREIRA, Maria Célia; FERREIRA, Maria Raquel. Deu rato na biblioteca. Juiz de Fora: Franco Editora, 2010. p.3-7. Fragmento.
De acordo com esse texto, o ratinho deveria ir à biblioteca para:
a) admirar desenhos.
b) aprender a ler.
c) jogar ratiogame.
d) roer os livros.
Soluções para a tarefa
Ohayo ʚĭɞ
ઈĭઉ O ratinho tinha que ir na biblioteca para roer os livros que era a ordem de seu mãe. Uns trechos que expressam essa ideia são:
> - Racumim, vá logo cumprir sua missão! – disse a mãe daquele ratinho.
> Racumim largou o jogo no ratiogame e lá se foi porque ordens são ordens. Quando entrou na biblioteca, ficou de boca aberta. Nunca havia recebido uma missão tão importante como aquela. Eram muitos livros para ele roer sozinho.
• Pelo que podemos anotar, era uma missão ele ir roer os livros, por ondens de sua mãe, mas chegando lá ele abriu o livro e viu coisas que gostava, sendo assim ele começou a folhear os livros antes de roer. O contexto vai dizer que ele sem perceber já tava lendo suas primeiras palavras, e ficou tão empolgado que, e começou a ir nas bibliotecas para ler os livros e não para roer [...]
ALTERNATIVA CORRETA LETRA D