História, perguntado por Adrianoferreira61, 3 meses atrás

Determine um objetivo da igreja ao retomar as ações do tribunal do santo oficio da inquisição na idade moderna

Soluções para a tarefa

Respondido por reissofia327
2

Resposta:

A Inquisição foi um movimento político-religioso que ocorreu entre os séculos XII ao XVIII na Europa e nas Américas.

O objetivo era buscar o arrependimento daqueles considerados hereges pela Igreja e condenar as teorias contrárias aos dogmas do cristianismo.

Santa Inquisição



Símbolo da Inquisição

À medida que a Igreja Católica conquistava mais adeptos durante a Idade Média, houve a necessidade de normatizar a prática da religião.

Desta maneira, criou-se uma instituição com autonomia para investigar e julgar pessoas acusadas de heresia, baseado no sistema jurídico da Igreja Católica Romana.

A palavra “heresia” vem do grego e quer dizer escolha. Portanto, o herege era um fiel cristão que fazia uma escolha contrária ao que afirmava a doutrina.

Muitos estudiosos consideram o herege como um “revolucionário”, pois ele defendia suas ideias, mesmo correndo o risco de ser condenado à pena de morte.

Para a Igreja, o herege era um pecador e por isso, deveria ser salvo a todo custo. Assim, a Inquisição visava sobretudo, o arrependimento do pecador, desta maneira, é chamada pela Igreja de "Santa".

Igualmente, a Inquisição foi utilizada como uma ferramenta de controle pelos poderes régios. Alguns soberanos aproveitavam para se defazer dos inimigos através da Inquisição.

Por isso, ela teve lugar especial em nações como França, Espanha, Portugal e Itália, bem como nas colônias da América espanhola e portuguesa.

Tribunal do Santo Ofício

A Inquisição possui suas origens no Direito Romano no qual a Igreja utilizou para compor o Tribunal do Santo Ofício.

Em 1183, o primeiro tribunal é utilizado no sul da França para combater o sectarismo religioso dos cátaros de Albi.

Os cátaros eram uma seita que pregavam que o mundo material era intrinsecamente mal e deveria ser destruído. Desta maneira, estimulavam o suicídio e o aborto, além da destruição da matéria e a negação dos prazeres.

O Tribunal do Santo Ofício foi instituído pelo Papa Gregório IX, em 1233, com o intuito de investigar as heresias dos cátaros, também chamados de albigenses.

O pontífice entregou o funcionamento do Tribunal à Ordem Dominicana, criada por são Domingos.

Quando a Cruzada contra os Albigenses (1209-1244) terminou, foi instalado um Tribunal do Santo Ofício justamente para decidir quem era culpado ou inocente individualmente.

Os Tribunais do Santo Ofício tinham as seguintes características:

Eram instituídos com um objetivo específico;

Estavam autorizados a funcionar pelo Papa ou pelo Bispo;

Compostos por religiosos com estudos teológicos.

Em 1376 é escrito o “Manual dos Inquisidores”, por Nicolas Eymerich, um religioso dominicano. Neste livro, ele descrevia os métodos que os inquisidores deviam usar para descobrir heresias e bruxarias.

Ele condena, por exemplo, o uso da tortura para arrancar uma confissão e a obra se tornou uma referência para padronizar a ação Inquisitorial.

Anexos:
Perguntas interessantes