Determine todas as correntes elétricas no circuito
Soluções para a tarefa
Acompanhe com auxilio dos desenhos anexados à resolução.
Nesta resolução, vou utilizar o método das correntes de malha em acordo com a Lei de Kirchhoff das Tensões.
Vamos começar destacando os 3 ramos no circuito, em diferentes cores na figura. Em cada um desses ramos, teremos uma corrente que podem ou não ter diferentes módulos.
Ainda observando o circuito, podemos ver que este possui 2 malhas simples.
Assumindo que pelo ramo vermelho passe uma corrente i₁ no sentido horário, pelo ramo azul, uma corrente i₂ também no sentido horário e no ramo vermelho&azul, uma corrente i₃ apontada para baixo.
Seguindo o método das tensões de malha, sabemos o somatório das quedas (e elevações) de tensão na malha devem resultar em 0 (zero), assim, tendo duas malhas simples, poderemos achar 2 equações.
Temos 2 equações com 3 incógnitas (i₁, i₂ e i₃), logo precisamos de uma 3ª equação para podermos determinar o valor das correntes.
Observe então que, no ramo vermelho&azul, a corrente i₃ é a superposição das correntes i₁ e i₂, ou seja, levando em conta os sentidos adotados paras essas correntes, temos:
Substituindo i₃ nas equações 1 e 2 pela sua expressão em função de i₁ e i₂, ficamos com:
Somando a 2ª equação com o triplo da 1ª:
Substituindo este valor em uma das duas equações achadas, poderemos determinar o valor de i₁:
Por fim, vamos calcular o valor de i₃ com ajuda da Equação 3:
O sinal negativo em i₃ apenas nos indica que o sentido adotado (para baixo) estava incorreto e que, na verdade, i₃ é uma corrente de 1 Ampere apontada para cima.
Assim a resposta correta é a 2ª alternativa (2A, 1A e 3A).