Determine o volume do sólido formado pela revolução, em torno do eixo x, da região delimitada pelo gráfico de f(x)= - x^2 + x e pelo eixo x.
Soluções para a tarefa
Por meio dos cálculos realizados através do Método dos Discos, encontramos que o volume do sólido é .
Explicação
Temos a seguinte função:
.
A questão quer saber qual o volume do sólido formado pela rotação no eixo x, da área formada entre a função f(x) e o eixo x.
- Área entre funções:
Como o sólido é gerado através da área formada entre as funções, temos então que iniciar fazendo a determinação da mesma. Para isso, basta fazer a subtração da função que limita superiormente pela função que limita inferiormente. Analisando o gráfico anexado, podemos ver que f(x) limite superiormente e o eixo x é o inferiormente. Então:
- Limites de integração:
Observe que no enunciado não é informado nenhum intervalo a qual devemos integrar, mas sabemos que a área é limitada por f(x) e o eixo x, ou seja, basta calcularmos a interseção entre estas funções, isto é, calcular as raízes f(x) = 0.
Portanto temos que o intervalo é [0,1].
- Diferencial do volume.
Para calcular o volume do sólido, vamos retirar uma pequena fatia perpendicularmente ao eixo x. Se você observar pela imagem anexada, trata-se de um cilindro infinitesimal. O volume de um cilindro é dado pela seguinte fórmula:
Como o cilindro gerado através da secção é infinitesimal, isto é, muito pequeno, então podemos dizer que ele ocupará um volume tão "insignificante" que ele será dado por uma diferencial de volume.
A altura também segue a mesma lógica, já que é infinitesimal. Como ela é referente ao eixo x, digamos então que ela será uma diferencial de x.
Já em relação ao raio, podemos ver que ele é equivalente a G(x), isto quer dizer que ele varia de acordo com a função, Então podemos dizer que o raio é:
Como queremos saber o volume todo no intervalo de [0,1], podemos utilizar a a integral definida já que ela soma estes infinitos pedaços para gerar uma aproximação do real. Dito isto, vamos integrar em ambos os lados.
.
Esta expressão que montamos é conhecida como o método dos discos.
- Integração:
Para finalizar a questão, vamos substituir a função na expressão do Método dos Discos e encontrar o volume do sólido.
Espero ter ajudado
Leia mais sobre em:
https://brainly.com.br/tarefa/38356245
https://brainly.com.br/tarefa/23476059