Física, perguntado por iagopalazzolli123, 6 meses atrás

determine o valor da força horizontal que agindo sobre o corpo com peso de 20 ele faz com que ele adquira uma aceleração de 95 ms2 sobre um plano horizonta​


Leoeo: aceleração de 95 m/s²??? tem certeza?

Soluções para a tarefa

Respondido por geovaneprim13
0

HOME 

 

EXERCÍCIOS DE FÍSICA 

 

EXERCÍCIOS SOBRE PLANO INCLINADO COM ATRITO

EXERCÍCIOS SOBRE PLANO INCLINADO COM ATRITO

EXERCÍCIOS DE FÍSICA

O plano inclinado é um exemplo de máquina simples. Como o nome sugere, trata-se de uma superfície plana cujos pontos de início e fim estão a alturas diferentes.

Por Domiciano Correa Marques da Silva



Questão 1

Vamos supor que temos um bloco de massa m = 5 kg sobre uma superfície plana. Suponhamos que o coeficiente de atrito entre o bloco e a superfície plana seja igual a 0,2, determine o valor da força de atrito para uma força que puxa o bloco com intensidade igual a 50 N.



a) 5 N

b) 10 N

c) 50 N

d) 0

e) 100 N

Ver Resposta

Questão 2

(UFLA-MG) Um bloco de gelo desprende-se de uma geleira e desce um plano inclinado com atrito. Qual o diagrama que representa corretamente as forças que atuam sobre o bloco?

a)

b)

c)

d)

e)

Ver Resposta

Questão 3

(UNIFOR CE) Um bloco de massa de 4,0 kg é abandonado num plano inclinado de 37º com a horizontal com o qual tem coeficiente de atrito 0,25. A aceleração do movimento do bloco é em m/s2. Dados: g = 10 m/s2; sen 37º = 0,60; cos 37º = 0,80.

a) 2,0

b) 4,0

c) 6,0

d) 8,0

e) 10

Ver Resposta

Questão 4

Vejamos a figura abaixo. Nela temos a representação de diversas forças que agem sobre o bloco sobre um plano inclinado. O vetor que melhor representa a força peso do bloco é:

a) A

b) B

c) C

d) D

e) E

Ver Resposta

Resposta - Questão 1

Primeiramente devemos retirar os dados do problema

m=5 kg;F=50 N; μ=0,2; θ=30°

Como sabemos que a força faz um ângulo de 30° com a horizontal, devemos decompor a força na direção y (Fy = F.sen30°), pois a força de atrito depende da normal e do coeficiente de atrito, assim temos:

fat = μ.N

N = P- Fy

N=m.g - F.sen30°

N=5 .10- 50 .0,5

N= 25 N

Substituindo o valor da normal na equação da força de atrito, temos:

fat = 0,2 .25

fat = 5N

Alternativa A

Ver a questão

Resposta - Questão 2

Como o bloco desce um plano inclinado feito de gelo, não podemos desprezar o atrito entre o bloco de gelo e a superfície, por mais lisa que seja ainda sim existe atrito. Sendo assim, temos atuando no bloco de gelo as seguintes forças: normal, força de atrito (contrária ao movimento do bloco) e a força peso.

Alternativa A

Ver a questão

Resposta - Questão 3

Como o exercício diz respeito a um plano inclinado, primeiramente devemos representa-lo através de um desenho, em seguida representar as forças que atuam no bloco e, por fim, calcular o que se pede.

A figura acima representa as forças que estão atuando sobre o corpo. Como o exercício nos pede a aceleração com que o bloco desce o plano inclinado, iremos usar a segunda Lei de Newton para descobrir a aceleração do bloco. Assim, temos:

FR=m.a

Px-Fat=m.a

Como:

Px = P.sen37° ;  Fat = μ.N;  N = P.cos37° 

Temos:

P.sen37°-μ.P.cos37°=m.a

40 .0,6-0,25 .40 .0,8=4a

4a=24-8

Alternativa B

Ver a questão

Resposta - Questão 4

Como sabemos, a força peso sempre tem direção que aponta para o centro da Terra, portanto a força que melhor representa a força peso atuando no bloco é a letra C, cuja direção é vertical para baixo.

Ver a questão

ARTIGO RELACIONADO

Plano inclinado com atrito

Assista às nossas videoaulas

Vídeo 1

Vídeo 2

Versão mobile

Perguntas interessantes