Determine o tratado que foi feito para retirar a Rússia da Primeira Guerra Mundial e suas consequências para o país
Soluções para a tarefa
Resposta:
Tratado de Brest-Litovsk
Explicação:
Rússia iniciou sua retirada da guerra com as Potências Centrais de maneira isolada. A ideia era negociar termos adequados pela paz, apesar de Lenin defender a ideia de paz a todo custo.
As negociações entre russos e representantes das Potências Centrais foram iniciadas em dezembro de 1917 em Brest-Litovsk. Após idas e vindas nas negociações, os russos aceitaram os duros termos impostos pelos representantes das Potências Centrais, sobretudo por força dos alemães. A aceitação dos russos aconteceu em 3 de março de 1918. Os termos incluíam:
As hostilidades entre Rússia e Alemanha, Áustria-Hungria, Bulgária e Império Otomano seriam cessadas.
A Rússia deveria abrir mão dos seguintes territórios: Finlândia, Países Bálticos (Estônia, Letônia e Lituânia), Belarus, Ucrânia e Polônia. Os destinos desses territórios seriam decididos em comum acordo entre alemães, austríacos e as populações locais.
Armênia, Geórgia e Azerbaijão ganhariam sua independência.
Os otomanos também recuperarIam territórios que haviam sido perdidos em uma guerra travada entre otomanos e russos no século XIX.
O tratado teve um duro impacto. Os russos perderam parte considerável de seu território e de sua população. Além disso, tiveram de abrir mão de reservas valiosas de petróleo e carvão, além de toda a malha industrial que existia nos territórios cedidos. Os termos do tratado também foram muito criticados, e as concessões feita pela Rússia renderam críticas internas