Determine o momento resultante das forças que atuam na barra da figura em relação ao ponto O.
Soluções para a tarefa
Resposta:
alternativa B
Explicação:
essa questão é complicado, mas não é impossível de ser feita. Primeiro de tudo, essa questão envolve o conceito de momento resultante, que para descobrir o valor total das forças resultante que atua na barra, é necessário calcular cada força e sua determinada localização na barra. E é percebido que existem quatro linhas de ação com sua forças, isso significa que vai ser necessário calcular quarto momento resultantes e levar em consideração o seu sentindo horário ou anti-horário, que determina se o resultado vai ser negativo ou positivo. Mas para começar a calcular, será preciso separar em passos.
1° passo: é preciso calcular o primeiro momento resultante, que é 50 N. Para calcular um momento resultante é preciso utilizar a fórmula:
M = F×D
F= Força (Newton)
D = Distância (Metros)
sendo a força 50N e a distância do 50N até o ponto O é 2 metros. E o seu giro ou rotação se encontra em anti-horário que isso significa que o resultado é negativo. Sentido anti-horário ( - ) e sentido horário ( + )
M1 = 50N × 2m
M1 = -100
2° passo: agora calcularemos o segundo momento, na qual a força é 60N e a distância é zero, já que o distância se encontra na mediação entre o ponto O, que torna-se nula.
M2 = 60N × 0m
M2 = 0
3° passo: agora vamos calcular o terceiro momento, sendo que a força é 20N e a distância 20N até o x (que é uma linha linear ao ponto O, que é considerado também a distância até esse ponto), será necessário considerar uma trigonometria para achar essa distância. Sendo o ângulo dessa "distância" é 30°, sendo a hipotenusa é 3, então será preciso usar o Seno de 30 para achar o cateto adjacente, que é a distância de 20 até x. além do mais, esse momento se encontra no sentido horário, então o resultado será positivo. Em cálculo séria assim:
Sen 30° =
Sen 30° × 3 = 1,5
1,5m × 20N = +30
4° agora só calcular o último momento ou quarto momento. Sendo a sua força de 40N e sua distância 40 até o x, é necessário utilizar o Consenso de 30, que dará a distância até a linha do ponto O. E além de somar o resultado do Cos 30 com a distância total até o ponto O, que é 2m + 2m = 4m, para que assim, seja descobrido a real distância de 40N até o ponto O. Na qual deve levar em conta, que esse momento se encontra em anti-horário, isto é, o resultado será negativo.
Cos de 30° =
Cos 30 × 3 = 2,6...
4m + 2,6 = 6,6
6,6m × 40N = -264
5° passo: finalmente encontra o resultado dos momentos resultante total, que é só somar todos os momentos.
-100 + 0 + (+30) + (-264) = -334
então o momento resultante total é -334N×m
•caso você queira mais detalhado sobre a questão, têm um link do Youtube que um professor explica melhor sobre esse tema: https://youtu.be/5wkRs5kaMyU
(espero ter ajudado)