determine o domínio das funções
a) f(x)=
b) f(x)=
c) f(x)
d) f(x)
e) f(x)=
f) f(x)=
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) Dmf(x) = R
b) Dmf(x) = {x ∈ R/ x -7}
c) Dmf(x) = {x ∈ R/ x -2}
d) Dmf(x) = {x ∈ R/ x 12}
e) Dmf(x) = {x ∈ R/ x < 4}
f) Dmf(x) = {x ∈ R/ x > 2}
Explicação passo-a-passo:
Bem, basicamente o domínio de uma função é formado pelo conjunto de todos os valores de que ao adicionados à função a mesma esteja definida.
a) Nessa função, percebemos que não há nenhuma restrição para o valor de , ou seja, para todo
Dmf(x) = R
b) Na letra b temos uma função onde a incógnita está no denominador dessa fração, e como sabemos não é possível escrever uma função em que o denominador da fração é 0. Logo,
Temos que quando , o denominador da fração é 0, e isso não pode ocorrer pois a função não está definida quando o denominador da fração é 0. Logo, o dominio da nossa função é:
Dmf(x) = {x ∈ R/ x -7}
c) Nessa letra temos o mesmo problema da função da letra b, ou seja, o denominador da nossa função não pode ser 0. Logo,
Dmf(x) = {x ∈ R/ x -2}
d) Nessa netra, a nossa função está dentro de uma raiz quadrada e sabemos que no campo dos números reais (R) não há raiz quadrada de números negativos, ou seja:
resolvendo essa expressão chegamos à:
Logo, o domínio da função é:
Dmf(x) = {x ∈ R/ x 12}
e) Nessa função temos a junção dos últimos dois problemas, ou seja, o denominador da nossa fração não pode ser 0, e como o denominador é formado por uma raiz, sabemos que no campo dos reais, raizes não assumem resultado quando o argumento é negativo. Logo:
Dmf(x) = {x ∈ R/ x < 4}
f) Nessa função vamos seguir a mesma lógica da função acima.
Dmf(x) = {x ∈ R/ x > 2}