determine a soma do seguinte PG infinita (4,2,1/2...)s = 8
Soluções para a tarefa
Uma série geométrica infinita é a soma de uma sequência geométrica infinita. Esta série não terá um termo final. A forma geral da série geométrica infinita é a , onde é o primeiro termo e r é a relação comum.
Podemos encontrar a soma de todas as séries geométricas finitas. Mas no caso de uma série geométrica infinita quando a razão comum for maior que um, os termos da sequência ficarão cada vez maiores e se você somar os números maiores, não obterá uma resposta final. A única resposta possível será infinita. Assim, não tratamos da relação comum maior que um para uma série geométrica infinita.
Se a razão comum r estiver entre –1 e 1, podemos obter a soma de uma série geométrica infinita. Ou seja, a soma existe para | r | < 1.
A soma S de uma série geométrica infinita com –1 < r < 1 é dada pela fórmula:
Queremos encontrar a soma de todos os infinitos termos da seguinte progressão geométrica (4,2,1/2...), podemos ver que o primeiro termo é igual a 4 e outra coisa que podemos verificar é que o a progressão geométrica diminui o valor de seus termos à medida que a posição destes vai aumenta.
A razão com que cada termo diminui é menor que 1, pois se fosse maior que 1, o valor de cada termo aumentaria e podemos verificar que o valor de cada termo nem está aumentando, e mais ainda, estão diminuindo com uma certa razão.
Para determinar essa razão podemos dividir o termo pelo termo . Vamos dividir o segundo termo da progressão geométrica pelo seu termo anterior, ou seja, vamos dividi-lo pelo primeiro termo da progressão e se fizermos isso obtemos o valor da razão, que no nosso caso é igual a:
Podemos ver que a razão é igual a 1/2, então sabendo o valor da razão de nossa progressão geométrica podemos concluir que a soma de seus infinitos termos é igual a:
Para realizar esta divisão aplicamos a regra da herraruda, este método caracteriza-se por inverter a segunda fração passando o numerador para a posição do denominador e o denominador para a posição do numerador, e o quociente da nova fração será obtido pela multiplicação dos numeradores e denominadores.