determine a area entre as curvas y=x² e y=8-x²
Soluções para a tarefa
Resposta: A partir dos dados fornecidos pelo problema e dos devidos cálculos que realizaremos, é possível verificar que o valor do área entre as curvas é igual a 64/3 u.a (unidades de área)
- Vamos entender ou por quê?
Nosso objetivo é calcular a área entre essas duas curvas definidas como y=x² e y=8-x².
Lembre-se que a área entre as curvas é igual à área da curva acima menos a área da curva abaixo. A área desta região pode ser calculada usando uma integral definida da seguinte forma:
Onde e são as interações entre ambas as curvas. Para calcular as interações de ambas as curvas podemos igualdade ambas as equações das curvas.
- Se igualarmos a equação y = x² e y = 8 - x², obtemos:
Esta equação é conhecida como uma equação quadrática incompleta, pois uma equação quadrática é escrita como ax² + bx + c = 0 e temos ax² + c = 0, então para resolver uma equação quadrática incompleta não é necessário aplicar a fórmula de Bhaskara, pois com o simples fato de despejar x estamos encontrando as soluções.
Vemos que os valores de x que satisfazem essa equação são -2 e 2, então nossos intervalos de integração são iguais a -2 e 2. Então nossa integral será:
Substituindo as equações das curvas em suas partes correspondentes:
Para calcular a área total entre as curvas podemos resolver as integrais separadamente, ou seja, primeiro calculamos a área 1 () e depois calculamos a área 2 (). Calculamos a área da curva y = x² entre os intervalos de integração de 2 a -2.
Para resolver ou calcular uma integral definida, calcule a integral sem levar em conta os limites de integração. Em seguida, avalia-se o resultado da integral, subtraindo-se o valor obtido pela substituição do limite inferior de integração daquele obtido pela substituição do limite superior de integração.
Primeiramente calculamos o valor dessa integral sem levar em conta os limites de integração, como é uma integral com potência podemos usar a regra da potência, esta regra é apresentada como:
Fazendo isso obtemos
Avaliando "x" em seus limites inferior e superior de integração.
Agora vamos calcular a área presente na curva y = 8-x², entre os intervalos de 2 e -2.
Para calcular esta integral vamos aplicar a regra da adição pois se aplicarmos esta regra obtemos integrais mais simples, a regra da adição é representada como:
Fazendo isso obtemos:
A área total entre ambas as curvas é igual à subtração das áreas de cada curva.
Conclusão: Feitos os cálculos, chegamos à conclusão de que a área entre as duas curvas é igual a 64/3 u.a.