Determinando lugares individuais tornou possível o controle de cada um e o trabalho simultâneo de todos. Organizou uma nova economia do tempo de aprendizagem. Fez funcionar o espaço como uma máquina de ensinar, mas também de vigiar, de hierarquizar, de recompensar.” (FOUCAULT, 1987, p. 126).
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Trad. Raquel Ramalhete. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1987.
Com base no trecho acima e em suas leituras sobre Filosofia da Educação, marque a alternativa correta.
Escolha uma:
a. Nesse trecho o autor critica a disposição dos cárceres, todos solitários para ensinar disciplina aos detentos.
b. O autor ressalta a escola como máquina de ensinar, possibilitando a todos uma inclusão no processo de ensino e aprendizagem.
c. O autor reforça a necessidade de uma escola alinhada.
d. Foucault se refere à limpeza e organização das carteiras que favorece o ensino.
e. No texto, Foucault está se referindo à escola, mas precisamente à sala de aula e a organização das carteiras, que reforçam à hierarquia na instituição.
Soluções para a tarefa
Respondido por
37
No texto, Foucault está se referindo à escola, mas precisamente à sala de aula e a organização das carteiras, que reforçam à hierarquia na instituição.
Respondido por
24
A é falsa, Foucault trata de apontar aquilo que vê como defeitos na escola pública, não fala aqui especificamente dos detentos.
B é falsa, pois o que Foucault ressalta é o papel ideológico e hierarquizante da escola, algo criticável.
C é falsa, Foucault se coloca contra esta linha.
D é falsa, se trata de uma crítica ao modelo de ensino.
E é verdadeira, de modo que a organização das carteiras é apontada por Foucault como uma espécie de hierarquização e forma de incutir nos alunos que tem um lugar fixo na hierarquia social.
Perguntas interessantes