Determinados compostos que contêm nitrogênio são
importantes para o crescimento e desenvolvimento
das plantas, como aqueles presentes nos fertilizantes.
Explique por que a aplicação de fertilizantes é mui-
tas vezes necessária, apesar de o gás nitrogênio ser o
mais abundante na atmosfera terrestre.
Soluções para a tarefa
A seguir estão alguns dos fertilizantes comuns e os nutrientes que normalmente contêm. O nível real de nutrientes pode variar, dependendo da fonte.Nutrientes essenciais
As plantas necessitam de 13 nutrientes químicos essenciais, sem os quais eles não vão sobreviver, crescer e se reproduzir.
Estes nutrientes essenciais são divididos em três categorias, com base no uso de plantas:
Nutrientes primários (necessários em grande quantidade pelas plantas):
O nitrogênio (N)
Fósforo (P)
O potássio (K)
Nutrientes secundários (necessários em quantidades menores pelas plantas):
Enxofre (S)
O cálcio (Ca)
O magnésio (Mg)
Micronutrientes (requerido pelas plantas em pequenas quantidades):
Zinco (Zn)
Ferro (Fe)
Cobre (Cu)
O manganês (Mn)
Boro (B)
Molibdênio (Mo)
Cloro (Cl)
Se estes nutrientes não estão presentes no solo em quantidades suficientes as plantas não vão desenvolver-se, e pode mesmo morrer. As deficiências mais comuns encontrados são os nutrientes primários (nitrogênio, fósforo e potássio), pois estes são na maior demanda por plantas que podem ser rapidamente esgotados de solo do jardim. As condições de solo ácido em nossa área também pode resultar em deficiências de nutrientes secundários (enxofre, cálcio e magnésio).
intercaladas com camadas de detritos a tranformar. Estes estrumes têm um período de formação um pouco elevado, ou seja, de 3 a 4 meses. Quando devidamente fabricados, os estrumes artificiais têm propriedades muito semelhantes às dos naturais. Infelizmente o custo de mão-de-obra e a escassez da matéria-prima colocam estes corretivos como hipóteses pouco viáveis do ponto de vista económico.
Fonte: campus.fortunecity.com
Fertilizantes
Fertilizantes
Fertilizantes
Por que usar fertilizantes
Fertilizantes são essenciais para atender à demanda mundial por alimentos
As plantas precisam de sol, água e nutrientes para crescer. Os nutrientes podem ser tomadas a partir do ar ou do solo. Se não houver uma ampla oferta de nutrientes no solo, as culturas são mais propensos a crescer bem e produzir altos rendimentos. Se até mesmo um dos nutrientes necessários é escasso, o crescimento das plantas é limitado e as colheitas são reduzidos.
Os fertilizantes são necessários para se obter rendimentos elevados porque eles fornecem as culturas com os nutrientes carece do solo.
Ao adicionar fertilizantes, a produtividade das culturas muitas vezes pode ser duplicaram ou mesmo triplicaram.
O fertilizantes asseguram o uso mais eficaz de terra e água. Onde a precipitação é baixa ou as culturas irrigadas, o rendimento por unidade de água utilizada pode ser mais do que duplicou e a profundidade de enraizamento da cultura aumentaram através da aplicação de fertilizantes.
Cada nutriente para as planta, se necessário em quantidades pequenas ou grandes, tem um papel específico no crescimento das plantas e produção de alimentos.
Um nutriente não pode ser substituído por outro.
Nitrogênio N
Melhora o crescimento e produção das culturas
O nitrogênio é o motor de crescimento da planta. É feita a partir do solo sob a forma de nitratos ou de amônio. Como constituinte essencial de proteínas, o nitrogênio é envolvido em todos os principais processos de desenvolvimento da planta e formação de rendimento.
Fósforo P (fosfato)
Acelera a maturidade, colheita e melhora a qualidade
O fósforo desempenha um papel chave na transmissão de energia. É essencial para a fotossíntese e outro químico-fisiológico. O fósforo é indispensável para a diferenciação das células, bem como para o desenvolvimento dos tecidos que formam os pontos de crescimento de uma planta. A maioria dos solos naturais e agrícolas são deficientes de fósforo. Quando há problemas com a fixação de fósforo, isso também limita a sua disponibilidade.
Potássio K
Ajuda a combater doenças das culturas e melhora a qualidade
Potássio ativa mais de 60 enzimas, (as substâncias químicas que governam a vida e desempenham um papel vital em carboidratos e síntese de proteínas). Além disso, melhora o regime hídrico de uma planta e aumenta a tolerância à seca, geada e salinidade. As plantas que estão bem fornecidos com potássio são menos afetadas pela doença.
Resposta:
Alguns microrganismos presentes no
solo transformam esse gás em compostos que podem ser
utilizados como nutrientes pelas plantas.
Explicação: