Química, perguntado por sofiasallesolip5skzy, 1 ano atrás

Determinado elemento da Tabela Periódica localize-se no 4º período e pertence ao grupo dos halogênios, e é um dos poucos elementos da tabela que é líquido à temperatura ambiente. Seu número atômico é? ME AJUDEM

Soluções para a tarefa

Respondido por Whatson
6

Isso pode ser resolvido de duas maneiras.


A primeira é saber algumas informações sobre os halogênios e quais elementos formam substâncias líquidas à temperatura ambiente.


Os únicos elementos líquidos à temperatura ambiente são o mercúrio e o bromo.


Sabendo que o mercúrio é um metal, e que os halogênios são os elementos encontrados na família 17A (e portanto são ametais), concluímos que o elemento em questão só pode ser o bromo, único ametal líquido à temperatura ambiente.


A partir daí você pode pesquisar na tabela, mas acho que essa não é a intenção do exercício.



A segunda, que é a realmente importante, é determinar a configuração do elétron mais energético do átomo em questão de acordo com sua posição na tabela.


Essa determinação se faz seguindo uma série de regras, para descobrir o nível e subnível e "número no orbital" do elétron.


O nível eletrônico do elétron mais energético relaciona-se com o período de maneira diferente para cada região da tabela. Para entender essa divisão, veja a imagem anexa. Essas "zonas", as do s, p, d e f, tem diferentes regras que relacionam o período do elemento com o nível eletrônico que queremos encontrar.


*Vou usar N para representar o nível eletrônico e P para representar o período do elemento.


No s e no p, N=P.

No d, N=P-1.

No f, N=P-2.


Para encontrar o subnível, é só observar as divisões da imagem, todo elemento encontrado em cada região terá o subnível correspondente àquela letra.


Para o número de elétrons no orbital, conta-se as famílias desde o começo da região até a família em que o elemento se encontra.


Usando as informações dadas, sabemos que, como o elemento se localiza na família 17A, 4ºperíodo, temos um elétron mais energético com configuração  4p^{5} (só reforçando, a zona do p começa na família 13A, com o 13A valendo 1, daí até a família 17A temos mais 4 famílias, por isso o número de elétrons nesse subnível é 5).


Finalmente, já que sabemos qual o último elétron do átomo desse elemento, conseguimos encontrar toda a distribuição eletrônica dele pelo diagrama de Pauling (segunda imagem anexa), e o número de elétrons presente em sua eletrosfera.


 1s^{2},2s^{2},2p^{6},3s^{2},3p^{6},4s^{2},3d^{10},4p^{5}


Contando, temos 35 elétrons. Uma vez que o número de elétrons é igual ao número de prótons em um átomo, que é neutro, concluímos que o número atômico do elemento em questão é 35.

Anexos:
Perguntas interessantes