Contabilidade, perguntado por michelleclopes, 1 ano atrás

Determinada empresa atua em dois segmentos de negócio: retificadora de motores e revenda de peças para automóveis. O faturamento da empresa está crescendo e ameaça extrapolar o limite de receita bruta da modalidade tributária Lucro Presumido. Para manter o enquadramento tributário, nos exercícios seguintes, o contador sugeriu ao proprietário, em dezembro, que desmembrasse a empresa em duas, sendo uma retificadora de motores e outra revenda de peças. Considerando o estabelecido no Código de Ética Profissional do Contador, a atitude do profissional citado:

a) infringiu o código de ética ao aconselhar o cliente contra disposições expressas nos Princípios de Contabilidade e nas Normas Brasileiras de Contabilidade.

b) infringiu o código de ética ao propor ato contrário à legislação tributária e societária.

c) não infringiu o código de ética, mas agiu contra o empresário ao aumentar a complexidade das atividades administrativas.

d) não infringiu o referido código ética, pois a atitude do contador pode ser considerada como planejamento tributário

Soluções para a tarefa

Respondido por martinsgouveia07
25

Resposta:

Resposta correta letra c : não infringiu o referido código de ética, pois a atitude do contador pode ser considerada como planejamento tributário. desafio nota máxima

Explicação:

Respondido por winederrn
22

Letra D.

Isso ocorre porque a própria legislação tributária abre espaço para a elisão fiscal, que representa a possibilidade de a empresa se planejar e pagar menos tributos.

Desse modo, vale destacar que a atuação do contador ocorreu de acordo com o Art. 2, I - Capítulo 1 - do Código de Ética do Profissional Contador (Resolução CFC Nº 803/96). Esse dispositivo legal fala da necessidade em exercer a profissão com honestidade e capacidade técnica (conhecimento das normas contábeis).

Até a próxima!

Perguntas interessantes