Determinada aluna do ensino superior se deparou com uma atividade na qual necessitava elaborar um texto argumentativo que falava sobre a importância das políticas públicas para a educação. A acadêmica fez uma busca na web e encontrou um texto que apresentava ideias que lhe agradavam. Ela então copiou o texto e o usou como se fosse seu na atividade.
Sobre a situação apresentada, leia as assertivas que seguem:
Soluções para a tarefa
Resposta: I, II e III.
Explicação: Alternativa 5
I. Apropriar-se de ideias e conteúdos produzidos por outras pessoas e apresentá-los como se fosse seu se caracteriza como plágio.
II. A prática realizada pela aluna é inadequada por vários motivos, além do plágio, demonstra que ela não está sendo capaz de elaborar seu próprio texto.
III. Se acadêmica parafraseasse o texto, fizesse as devidas citações e referências, estaria desenvolvendo a atividade de forma correta.
Ao copiar o texto que achou em uma na busca na web e usá-lo para concluir a atividade acadêmica, ela está praticando o ato conhecido como plágio. Portanto, as alternativas I, II e III estão certas.
Plágio é caracterizado pela cópia de um texto como se fosse de autoria própria e sem a autorização do autor.
E ao praticar o plágio, a aluna demonstrou não compreender a atividade proposta de elaborar um texto por si mesma. Ela poderia ter usado algumas ideias do texto original, mas precisaria parafrasear o texto, com as devidas citações e referências para que a atividade fosse aceita.
Leia mais sobre plágio, aqui: brainly.com.br/tarefa/20482016