Detectores a gás são constituídos de um capacitorpreenchido com um gás (ou mistura de gases)isolante elétrico. Entre os eletrodos do capacitoré aplicada uma diferença de potencial que tema função de direcionar as cargas liberadas nogás aos eletrodos de sinal contrário. As paredesexternas desses detectores podem ser seletivaspara algum tipo de radiação. Por exemplo, paradetectar partículas alfa e beta de baixa energia,os detectores devem ter uma "janela" muito finapara que a partícula entre no volume sensível; paradetectar raios gama, é interessante que a janelaseja espessa, de modo que a probabilidade do fótoninteragir nela ou no volume sensível seja grande.Um exemplo de detector a gás muito utilizado naradiologia é o Geiger-Müller, ilustrado a seguir.Considerando as informações sobre detectores agás, avalie as afirmações a seguir.I. O elemento sensível citado no texto érepresentado na figura pela letra A.II. O elemento sensível é o local onde asradiações são detectadas a partir doprocesso de excitação.III. O Geiger-Müller é utilizado para discriminardiferentes tipos de radiação.É correto o que se afirma emA I, apenas.B II, apenas.C I e III, apenas.D II e III, apenas.E I, II e III.
#ENADE
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
A alternativa A) apresenta as informações corretas sobre detectores a gás.
Os detectores a gás possuem um elemento sensível, que é o bastão oco formando um volume sensível, é a partir desse espaço sensível preenchido por gás que os eletrodos conseguem emitir a sua energia e gerar a radiografia.
A radiografia moderna apresenta um conjunto de ferramentas modernas, cada vez menos perigosas e pouco invasivas, além de acessíveis a boa parte da população a um preço relativamente baixo.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes
Sociologia,
8 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
ENEM,
11 meses atrás
História,
11 meses atrás
Saúde,
1 ano atrás