destaque os imperios africanos e coomente sobre cada um
Soluções para a tarefa
Resposta:
Império de Gana ou Wagadu
Existiu de 830 a.C. até por volta do ano de 1235 d.C, com apogeu nos últimos 500 anos. Localiza-se no que é hoje o sudeste da Mauritânia e Mali Ocidental.
A capital do império chamava-se Koumbi Saleh e chegou a ter 20 mil habitantes. Consistia em duas cidades, com habitações contínuas, em pedra. Em uma habitava o rei de Gana e na outra os mercadores muçulmanos.
Império de Aksum ou Axum
Existiu entre os anos de 100 a 940 d.C, aproximadamente, onde hoje se localiza a Eritreia e a Etiópia. Em seu auge, poderia ser comparado aos maiores impérios já conhecidos, como Pérsia, Roma e China. Controlou um território de 1,25 milhão de quilômetros quadrados.
Era um centro estratégico para o comércio marítimo do Oceano Índico, que ligava o Egito à Índia, China e Sudeste da Ásia, controlando o Mar Vermelho. Foi um dos primeiros impérios do mundo a se converter ao cristianismo.
Império do Mali ou Mandinka
Existiu entre os anos de 1230 a 1600, com auge na década de 1350.Possuía imensas minas de ouro em suas fronteiras. Até o início do século 14, foi a fonte de quase metade do ouro e sal do Velho Mundo.
A religião predominante era o islamismo, mas havia influências especialmente pagãs, com muito de feitiçaria nas crenças populares.
Império do Congo
Estima-se que origens do Império do Congo remontem ao século 14.O sistema econômico e social baseava-se no comércio de marfim, cobres, têxteis e cerâmica, além de escravos e, mais tarde, a borracha. Tudo era transportado pelos gigantescos rios que cortam a região: Cuango, a leste; Ogooué, a norte; e Kwanza, ao sul.
A religião cristã foi estabelecida a partir de missões religiosas pela Igreja Católica Romana, via ocupação portuguesa, recebida “cordialmente” ao apresentar suas armas de fogo. As relações com os europeus resultaram num forte comércio de escravos e na venda de prisioneiros de guerra para Portugal e Holanda.
Explicação:
Espero ter ajudado :)