destaque como viviam os escravizados
quem eram os senhores de engenho?
mencione como era o urbano e o rural na colônia
que atividade exerciam os feitores? e o mestre de açúcar?
que análise pode ser feita sobre o trabalho no engenho?
(mais uma atividade que tenho que entregar segunda feira, HELP)
Soluções para a tarefa
Resposta:
Trazidos da África para trabalhar na lavoura, na mineração e no trabalho doméstico, os escravos eram alojados em galpões úmidos e sem condições de higiene, chamados senzala. Além disso eles viviam acorrentados para evitar fugas, não tinham direitos, não possuíam bens e constantemente eram castigados fisicamente.
Os senhores de engenho eram o grupo dominante na sociedade açucareira. Eram os donos das terras, das máquinas e até dos homens! Possuíam muita riqueza e prestígio. Eles tinham poder sobre todos os habitantes do engenho: do padre aos escravos, além dos familiares e dos trabalhadores livres.
A formação urbana do Brasil durante o período colonial não foi muito desenvolvida. O interesse português era explorar as riquezas do território, não havendo uma grande preocupação com o povoamento da colônia e a construção de espaços urbanos.
Cabia aos feitores coagir os escravizados, tratando com violência qualquer tentativa de rebelião dos trabalhadores e dividindo as tarefas do plantio e colheita entre os escravos. O mestre de açúcar controlava o trabalho de beneficiamento do açúcar.
O sistema de trabalho nos engenhos era geralmente por tarefas, ou seja cada escravo exercia uma tarefa diária. Além disso, todos realizavam serviços extras (construção de casas, cercas, concertos, entre outros).
Espero que tenha ajudado! :)