Artes, perguntado por thiaguinhot838, 9 meses atrás

Destaque cinco fatos históricos que marcam o surgimento e permanência do Dia da Consciência Negra


thiaguinhot838: Me ajudem pfvr

Soluções para a tarefa

Respondido por pasteleb
0

Resposta:

1. A São Paulo Fashion Week foi tomada por modelos negros da grife do Emicida

Na edição deste ano do São Paulo Fashion Week, a Laboratório Fantasma, grife assinada por Emicida e Fióti, fez do evento pela primeira vez. A estreia, no entanto, não foi nada convencional e causou reações positivas do público.

Além das roupas, o que chamou atenção foram os modelos: negros, brancos, gordos, magros, mulheres, homens, gays e héteros.

2. Pela segunda vez na história, uma negra foi eleita Miss Brasil

Raissa Santana, representante do Paraná, foi eleita miss Brasil em 1º de outubro deste ano. Ela foi a segunda negra a vencer a edição do concurso. A primeira foi Deise Nunes, em 1986.

Vale lembrar que esta edição contou, pela primeira vez, com seis candidatas negras, uma delas de São Paulo.

3. Djamila Ribeiro foi nomeada secretária-adjunta de Direitos Humanos de São Paulo

Em maio deste ano, durante a gestão do prefeito Fernando Haddad, a filósofa e militante nos movimentos negro e feminista Djamila Ribeiro foi nomeada secretária-adjunta de Direitos Humanos de São Paulo.

Dias antes do anúncio, ela esteve na redação do Catraca Livre para responder alguns dos comentários machistas publicados quase que diariamente na Fanpage do site. Veja aqui o resultado desse encontro.

4. A primeira medalhista de ouro do Brasil nas Olimpíadas foi uma negra

Derrotada nas Olímpiadas de Londres em 2012, a judoca Rafaela Silva teve que enfrentar na época comentários racistas que quase a fizeram abandonar o esporte.

Quatro anos depois, ela entrou para a história ao conquistar em casa a primeira medalha de ouro para o Brasil na Rio 2016. A resposta entalada na garganta foi dada durante uma entrevista após a conquista: “O macaco que tinha que estar na jaula hoje é campeão”, disse a judoca à TV Globo.

5. MC Soffia e Karol Conka brilharam na abertura das Olimpíadas

Karol Conká e MC Soffia arrasaram na abertura da Olimpíada em agosto deste ano.

As rappers são conhecidas por expor a realidade das mulheres negras no Brasil, enfrentando tanto o machismo quanto o racismo.

Explicação:

Perguntas interessantes